quarta-feira, 30 de novembro de 2011
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO
Curso Serviço Social Período Letivo 2011/2
Semestre 4º Sem Disciplina FHTMSS III
Nome Tutor Presencial MARCIA RODRIGUIS
Nome Professor EAD Laura Márcia e Elaine Vaz
Nome Aluno (a) NIRVANA C C FRANÇA
RA
ORIENTAÇÕES
Leia as questões abaixo e responda individualmente.
Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina
4) Nome do professor EAD
5) Conteúdo das respostas das questões
6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle
7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle – 28 de novembro a 02 de dezembro de 2011
Lembrem-se!
Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, 28 de novembro a 02 de dezembro de 2011, impreterivelmente.
A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).
Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) a 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.
Atividade Avaliativa Questionário
Questões Dissertativas
Questão 01 (Questão 04 – Tema 1 – Caderno de Atividades)
Responda, de forma sintética, a seguinte questão: quais são os dois pontos fundamentais, segundo Gramsci, para a compreensão sobre o “americanismo e o fordismo”? Leia sobre eles no seu Livro-Texto, nas páginas 43 e 44 e sintetize em, no máximo, cinco linhas, cada um deles.
os dois pontos são os seguintes: o primeiro está relacionado à preocupação gramsciana sobre a constituição do americanismo com base nas instituições do taylorismo e do fordismo, que servem de base para a constituição das relações de produção com as novas exigências do processo de acumulação capitalista; o segundo refere-se à interferência do americanismo no processo de institucionalização do Serviço Social, principalmente no que diz respeito às influências sofridas nas teorias como a psicanálise freudiana, o funcionalismo norte-americano e os modelos administrativos fordista e taylorista.
Questão 02 (Questão 8 – Tema 1 - Caderno de Atividades)
Com base nas leituras do Livro-Texto (incluindo a introdução dele) e em outras propostas neste tema, faça uma busca em livros, revistas e textos sobre os conceitos de cultura e princípio educativo para Antonio Gramsci. Construa um texto de, no máximo, cinco linhas, que possa explicar suas descobertas. Discuta com um grupo de até cinco colegas de sala e com seu professor-tutor a distância; depois, revise seu texto e tente definir os conceitos, segundo esse autor
:Segundo as concepções "Gramcinianas de Cultura", foi necessário que uma nova ordem estabelecesse e que uma renovada prosta cultural vigorasse, para que houvesse as renovadas maneiras de desenvolvimento desejadas para uma possibilidade de sociedade mais civilizadas.
Questão 03 (Questão 02 – tema 2 - Caderno de Atividades)
Como o termo “cidadão” pode ser uma peça importante utilizada pelo Estado como forma de “conformação” e amenização das lutas de classes? Qual a relação destes aspectos com o Welfare State
Welfare State (é o chamado Estado de Bem-Estar, onde o Estado oferece proteção e promoção de bem-estar social de seus cidadãos , principalmente por meio de políticas públicas favorecedoras destes aspectos em contraposição à manutenção dos aspectos capitalistas de organização .
WELFARE STATE GERA UM EFEITO CONTRARIO CARACTERIZANDO COMO DESPOLITIZANTE E DESMOBILIZADOR ESSE FATOR PODE SER ENCONTRADO NAS LUTAS DE CLASSES QUE SÃO DESFEITAS NESTE CONTEXTO PRINCIPALMENTE PORQUE A PARTIR DE ENTAO DESDE A CLASSE DOMINANTE ATE AS CHAMADAS CLASSES SUBALTERNAS SÃO VISTAS DE FORMA IGUALITARIA SOB A DENOMINAÇÃO DE CIDADÃO )
Questão 04 (Questão 4 – Tema 3 - Caderno de Atividades)
Por que posso afirmar, de acordo com as leituras realizadas neste tema, que o assistente social assume um papel de caráter moral?
Sim, Esta noção justifica uma intervenção via assistencia social individualizada, de cunho moralizador, direcionada para a reforma moral. Este vínculo mostra uma característica psicolizante do processo de organização da cultura, buscando reduzir as movimentações de "Massa", e as "Organizações Proletárias".
Questão 05 (Questão 10 – tema 4 - Caderno de Atividades)
O estudo do perfil pedagógico de ação em questão retoma uma discussão realizada em disciplinas anteriores: o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina. Discuta com seus colegas e em seguida faça uma síntese, de no máximo 10 linhas, sobre o que foi este movimento e como ele interfere no contexto discutido neste tema.
Ocorreu na década de 1960,em resposta aos questionamentos feitos ao Serviço Social tradicional, um grupo de assistentes sociais organizou o movimento para dar um novo conceito ao Serviço Social latino-americano, com o objetivo de construir um Serviço Social que atendesse às necessidades da América Latina. O Movimento de Reconceituação trouxe para os assistentes sociais a identificação político-ideológica da existência de lados antagônicos – duas classes sociais antagônicas – dominantes e dominados, negando, portanto a neutralidade profissional, que historicamente tinha orientado a profissão. Esta revelação abriu na categoria a possibilidade de articulação profissional com o projeto de uma das classes,dando inicio
ao debate coletivo sobre a dimensão política da profissão.
Neste contexto podemos afirmar que o Movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina constituiu-se numa expressão de ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador; e na possibilidade de uma nova identidade profissional com ações voltadas às demandas da classe trabalhadora cujo eixo de sua preocupação da situação particular para a relação geral – particular, e passa a ter uma visão política da interação e da intervenção.
Questão 06 ( Questão 10 – tema 5 - Caderno de Atividades)
Discuta e avalie, partindo dos conhecimentos teóricos, quais os avanços apresentados que surgiram a partir da década de 1980 no âmbito do Serviço Social e sua atuação
A educação popular utilizada como instrumento de inserção social em espaços diferenciados. A formação de alianças politicas como forma de fortalecimento da atuação profissional favorecendo as classes subalternas . Luta profissional para criação e ampliação dos direitos sociais por fim é necessário compreender que o redimensionamento do trabalho dos assistentes sociais causou alteraçôes dos perfis de atuação bem como um reposicionamento dos beneficiários das praticas assistenciais
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