quarta-feira, 30 de novembro de 2011
ROTEIRO DE ATIVIDADES-MATRIZ DISCIPLINAR
Data da aula: 19/10/2011
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2
Semestre: 4º
Disciplina: DIREITOS HUMANOS
Professor EAD: Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho
Tema da aula:
4 - A Proteção dos Direitos Fundamentais
Conteúdo abordado:
Aborda os conteúdos situados no capítulo 6 do Livro-Texto, A Proteção contra o
Legislador (pp. 34-41), no capítulo 7, A Proteção contra o Administrador (pp. 42-46),
e no capítulo 8, A Proteção Internacional (pp. 47-49). Neles, você observará que os
direitos fundamentais necessitam para sua efetivação de uma série de instrumentos
jurídicos contra o abuso do poder estatal. O legislador deve, assim, atuar dentro dos
limites impostos pela Constituição, a qual, sendo hierarquicamente superior, submete
todas as demais leis existentes. Por causa disso, os Estados Unidos da América do
Norte tiveram especial preocupação com o chamado controle de constitucionalidade
das leis, sendo a atuação da Suprema Corte de especial importância, uma vez que ela
garante a invalidação de qualquer norma que contrarie as regras constitucionais. Com
importantes diferenciações, também a Europa possui tal fiscalização, sendo essa,
entretanto, aplicada pelo Poder Executivo. Da mesma forma, há que cuidar dos atos
abusivos da Administração Pública, tais como prisões indevidas e invasão de
privacidade. Diversos sistemas são adotados por diferentes países para realizar tal
tarefa, diferenciando-se quanto à competência para essa fiscalização: jurisdicional ou
administrativa. Enfim, a importância dos direitos fundamentais é tal que diversas regras
jurídicas internacionais foram elaboradas a fi m de garantir sua proteção: o Pacto
Internacional de Direitos Civis e Políticos (ONU), a Convenção Americana de Direitos
Humanos (OEA), a Convenção Européia para a Proteção dos Direitos Humanos e
Liberdades Fundamentais, o Tribunal Penal Internacional, entre outras
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
Estudar a proteção jurídica contra atos abusivos praticados pelo Poder
Legislativo, mediante a exigência do respeito à Constituição.
Analisar a proteção garantida aos cidadãos contra abuso de direito pelo Poder
Executivo.
Compreender a dimensão internacional da proteção dos direitos
fundamentais, partindo de uma nova perspectiva de direito internacional.
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web
e atividades a distância.
Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:
INSTRUÇÕES
Como Ponto de partida é proposta uma discussão sobre a importância da atuação do
Poder Legislativo no momento da elaboração das regras jurídicas. Primeiro, responda
à questão objetiva, depois, debata com seus colegas a relação dessa resposta com a
proteção dos direitos fundamentais, elencando suas principais conclusões por escrito.
Após essa atividade, você deve responder individualmente às questões objetivas (de
01 a 05) e, novamente, em grupo às questões dissertativas (de 06 a 10). Siga as
orientações do professor EAD.
Ponto de partida
(ENADE, 2009 - Direito - adaptado). Responda individualmente à questão abaixo.
Após, debata, em grupo de três alunos, a relação entre sua resposta e a proteção
jurídica aos direitos fundamentais. Anotem suas principais conclusões e as
apresentem ao grande grupo, de maneira virtual ou presencialmente. Você vive em um
Estado em que a punição criminal mais severa é a prisão perpétua.Alguém faz uma
proposta: já que o assalto à mão armada é um crime muito grave, os assaltantes
deveriam passar o resto da vida na prisão. Um filósofo do Direito pergunta se a
punição é justa; um advogado constitucional, se é coerente com a proibição de
punições cruéis; já um economista destaca que, se o assalto à mão armada e o
assalto à mão armada seguido de morte têm a mesma punição, a pena adicional para
o assassinato seria zero e perguntaria se você realmente desejaria que fosse do
interesse do assaltante assassinar suas vítimas.
Fonte: FRIEDMAN, David. O que a Economia tem a ver com o Direito. Disponível em:
. Acesso em: 25 abr. 2011.
Assim sendo, a Economia relaciona-se com o Direito com base:
a) Nas leis econômicas e no dinheiro.
b) Nas escolhas feitas pelo legislador e seus efeitos.
c) Na interpretação e na aplicação das leis.
d) Nas consequências jurídicas dos fatos.
e) Nos conceitos, institutos e regras.
Resposta: a resposta correta é a letra B. A sua relação com a proteção jurídica aos
direitos fundamentais é a de demonstrar a importância das escolhas tomadas pelo
Poder Legislativo, devendo levar em consideração os regramentos estabelecidos na
Constituição Federal, especialmente no que diz respeito aos efeitos que essas
escolhas possam causar na sociedade.
Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.
QUESTÃO 1
O controle de constitucionalidade das leis e atos do Poder Público está baseado em
que princípio?
a) Dignidade da pessoa humana.
b) Soberania.
c) Eficácia da administração pública.
d) Primazia da Constituição.
e) Garantia da vida e da integridade física.
QUESTÃO 2
Quanto ao modelo norte-americano de controle de constitucionalidade, pode-se afirmar
que:
a) É realizado pelo Poder Judiciário.
b) É realizado pelo Poder Judiciário, mas apenas pela Suprema Corte Americana.
c) É realizado pelo Poder Judiciário, mas apenas pelos juízes, sem haver controle
centralizado.
d) Prevê a liberdade do magistrado em optar por decisões que não decorram,
estritamente, da aplicabilidade constitucional.
e) Quando decretada a invalidade de lei, ela nunca terá efeito de retirada do
regramento do sistema jurídico, valendo apenas entre as partes.
QUESTÃO 3
Quanto ao modelo europeu de controle de constitucionalidade, é incorreto afirmar que:
a) Quando decretada a invalidade de lei, ela terá efeito de retirada do regramento do
sistema jurídico.
b) Quando decretada a invalidade de lei, ela terá efeito para todas as pessoas.
c) Possui em comum com o modelo norteamericano a fiscalização de lei que contrarie
a Constituição.
d) Configura-se em um controle administrativo.
e) É realizado pelo Poder Judiciário.
QUESTÃO 4
(SP/TRT, 2010 - adaptada). Temos as seguintes garantias constitucionais:
1. Habeas corpus.
2. Mandado de segurança.
3. Ação civil pública.
4. Mandado de injunção.
Considere as seguintes afirmativas e enumere de acordo com a garantia constitucional
correta.
a) Pode ser utilizado quando o Poder Legislativo deveria legislar sobre direito
fundamental previsto constitucionalmente e não o faz.
b) Garante a liberdade em caso de prisão abusiva.
c) Protege contra ato estatal que cause dano a direito líquido e certo.
d) Cabe ao Ministério Público utilizar para, por exemplo, proteger o patrimônio histórico
de dano causado por ato administrativo.
e) Alternativas a=1; b=4; c=3; d=2.
Resposta:
(a) 4.
(b) 1.
(c) 2.
(d) 3.
Questão 5
A proteção internacional dos direitos fundamentais:
a) Permite a qualquer país arguir descumprimento dos direitos humanos, tendo por
base a Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU).
b) Vem sendo construída por meio de uma visão que concede maior autonomia e
iniciativa aos indivíduos.
c) Abrange o Tribunal Penal Internacional, que, entretanto, ainda não está em
funcionamento, aguardando a concordância de uma série de países.
d) Abrange o Pacto de São José da Costa Rica, que é documento jurídico aplicável na
União Européia.
e) Nenhuma das respostas acima.
Atividades a distância
As atividades a seguir devem ser feitas nos horários de autoestudo. É muito
importante que você reserve sempre durante a semana momentos para
pesquisar, ler e resolver essas questões. Além disso, temos várias sugestões
para ampliar o conhecimento.
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Questão 6
Observe a letra da música Cuando Los Angeles Lloran :
Chico Méndez lo mataron
era un defensor y un ángel
de toda la Amazonía
El murió a sangre fría
[...]
Cuando el asesino huía
Chico Méndez se moría
la selva se ahogaba en llanto
El dejó dos lindos críos
una esposa valerosa
y una selva en agonía.
Cuando los ángeles lloran
es por cada árbol que muere
cada estrella que se apaga.7 (FHER)
Questão 3
A trajetória de Chico Mendes, conhecido defensor do meio ambiente, é conhecida não
apenas no Brasil, como no exterior. Seu homicídio foi um ato de covardia e fl agrante
desrespeito aos direitos humanos. Nesse sentido, pergunta-se:
a defesa ambiental deve ser arguida apenas por pessoas individuais? Qual o
instrumento jurídico que garante essa proteção? Indique o artigo constitucional que
embasa a sua resposta.
7 Chico Mendez, o mataram/era um defensor e um anjo/de toda a Amazônia/ Ele
morreu a sangue frio [...]
Quando o assassino fugia/Chico Mendez morria/a selva se sufocava em choro/ele
deixou dois lindos fi lhos/uma esposa valorosa/e uma selva em agonia. Quando os
anjos choram/é por cada árvore que morre/cada estrela que se apaga. Disponível em:
. Acesso em: 25 abr.2011.
Resposta: A defesa ambiental não é exclusiva de arguição por pessoas individuais. O Ministério Público, em sua tarefa de defesa dos direitos difusos, pode e deve atuar em favor da manutenção da qualidade ambiental através da ação civil pública, tal como garantido no art. 129, III da CF/88.
Questão 7
No dia 01 de abril de 2010, um trabalhador de uma empresa de instalação e
manutenção de geradores, cujas iniciais são D.S.Z., foi preso ao retornar do trabalho
na cidade de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul - ele tinha realizado a instalação de
um gerador em um supermercado.
Ao ser abordado por um policial, apresentou seus documentos para identifi cação e os
pertences que carregava em sua mochila (uniforme da empresa e ferramentas). Em
seguida, o policial o conduziu para identifi cação devido a um suposto assalto ocorrido
nas proximidades.
Apesar de a testemunha não o identificar defi nitivamente como o provável criminoso,
D.S.Z. foi recolhido ao presídio.8 (Relatório Azul, 2010)
Tal fato pode ser objeto de qual instrumento jurídico constitucional a fi m de garantir os
Direitos fundamentais de D.S.Z.? Qual o artigo da Constituição Federal de 1988 que garante tal proteção?
8 Caso narrado no Relatório Azul, p. 147. Disponívelem:
. Acesso em: 25 abr. 2011.
Questão
Resposta: A prisão indevida/abusiva é objeto de Habeas Corpus, proteção garantida
pela CF/88 no art. 5º, LXVII.
Questão 8
Veja a imagem sobre Direito Constitucional disponível em:
. Acesso em: 25 abr. 2011.
A imagem ilustra o sistema brasileiro de proteção aos direitos fundamentais,
especialmente relacionando a atuação dos três poderes (Legislativo, Executivo e
Judiciário) com o respeito à dignidade da pessoa humana e aos direitos fundamentais
de primeira, segunda e terceira geração. Dê exemplos de formas de desrespeito a
esses direitos que possam ser objeto do controle referido.
Resposta: A figura mostra a relação entre os Poderes Públicos e a necessidade de
observância do princípio constitucional da dignidade humana e dos direitos
fundamentais. Assim, em sua atuação, o Estado deve se abster de realizar atos que
causem lesão aos direitos de primeira geração (como o impedimento a possibilidade
de livre manifestação), de segunda geração (a negativa de matrícula em escola pública a criança que dela necessite) e de terceira geração (dano causado à patrimônio histórico em decorrência de obras públicas, por exemplo).
Questão 9
Explique o que signifi ca interpretação construtiva das normas constitucionais ? Quem
é o responsável pela sua utilização? Pode-se dizer que esse responsável está
submetido ao princípio da primazia da Constituição? Por quê? Justifique.
Resposta: A interpretação construtiva das normas constitucionais impõe ao juiz, no
momento de sua tomada de decisão, a escolha pela deliberação que, de maneira mais adequada, respeite à aplicabilidade das normas constitucionais. Neste sentido, o princípio da primazia da Constituição é plenamente aplicável, uma vez que submete o magistrado aos seus dispositivos legais.
Questão 10
A citação abaixo descreve os antecedentes históricos da elaboração da Lei Maria da
Penha (Lei nº 11.340/06):
Maria da Penha é biofarmacêutica cearense e foi casada com o professor universitário
Marco Antonio Herredia Viveros. Em 1983 ela sofreu a primeira tentativa de
assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia. Viveros foi encontrado
na cozinha, gritando por socorro, alegando que tinham sido atacados por assaltantes.
Desta primeira tentativa, Maria da Penha saiu paraplégica. A segunda tentativa de
homicídio aconteceu meses depois, quando Viveros empurrou Maria da Penha da
cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la no chuveiro [...]
Com a ajuda de ONGs, Maria da Penha conseguiu enviar o caso para a Comissão
Interamericana de Direitos Humanos (OEA), que, pela primeira vez, acatou uma
denúncia de violência doméstica. Viveros só foi preso em 2002, para cumprir apenas
dois anos de prisão.
O processo da OEA também condenou o Brasil por negligência e omissão em relação
à violência doméstica. Uma das punições foi a recomendação para que fosse criada
uma legislação adequada a esse tipo de violência. E essa foi a sementinha para a
criação da lei. Um conjunto de entidades, então, reuniu-se para definir um antiprojeto
de lei, definindo formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres e
estabelecendo mecanismos para prevenir e reduzir esse tipo de violência, como
também prestar assistência às vítimas.9 (Lei Maria da Penha)
Fale sobre a iniciativa de elaboração, pelo Estado brasileiro, dessa lei no que diz
respeito à proteção internacional dos direitos humanos.
9 LEI MARIA DA PENHA. Disponível em: http://www.
observe.ufba.br/lei_mariadapenha. Acesso em: 25 abr.
2011.
Resposta: A iniciativa da elaboração da Lei Maria da Penha foi suscitada pela
Organização dos Estados Americanos (OEA), através da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que determinou ao Brasil (como Estado signatário do Pacto de São José da Costa Rica) a elaboração e publicação de uma legislação que combatesse a violência doméstica. Tal fato demonstra a modificação da forma como o direito internacional visualiza os direitos humanos, concedendo maior destaque à pessoa humana e permitindo que decisões de organismos criados por tratados internacionais (como a OEA) sejam dirigidas aos Estados.
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