quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
ROTEIRO DE ATIVIDADES-MATRIZ DISCIPLINAR
Data da aula: 16/11/2011
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2
Semestre: 4º
Disciplina: Ética Profissional
Professor EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Tema da aula:
3 - O Direito “AO” e “DO” Trabalho. Ética, Direitos Humanos e Projeto Profissional.
Conteúdo abordado:
Aborda os títulos: “Uma dimensão do direito ‘ao’ e ‘do’ trabalho” e “’Ética, direitos
humanos e projeto profissional emancipatório”, de Maria Celeste S. Marques e Marlise
Vinagre, respectivamente.
Você percorrerá a geração de direitos, indo dos direitos de primeira geração até os de
quarta geração, de forma a conhecer a globalização dos direitos humanos.
Nesse trajeto, você estará diante de uma questão polêmica atual, que é o direito ao
trabalho ou o direito do trabalho e o papel do Estado nessa questão.
A reflexão suscitada é importante porque abre o caminho para a discussão sobre o
problema da falta de emprego e a implementação de políticas públicas voltadas para o
aumento da empregabilidade.
Poderá observar o novo enfoque na questão do direito no sentido da humanização do
direito do trabalho para reaver o trabalhador como foco principal nas relações de
trabalho. Você estará diante de uma discussão que permeia o direito e o papel da
resistência à situação atual de precariedade e deformação do direito do trabalho.
Serão discutidos temas fundamentais para os profissionais do Serviço Social, como: a
alienação e a aquisição de valores e a intervenção do indivíduo na moralidade de sua
sociedade.
Verificar a importância da aquisição da consciência de si mesmo para desmistificar
valores que estão impregnados na sociedade.
Você estará diante de debates relacionados a questões éticas, como a emancipação
humana e a emancipação política.
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
• Analisar os conceitos de direito ao trabalho e direito do trabalho, sob a ótica dos
direitos humanos.
• Compreender que a ética e a moral se estruturam a partir das relações concretas
cotidianas, no âmbito do campo da práxis social.
• Conhecer as categorias emancipação política e emancipação humana, que fazem
parte do debate entre ética e direitos humanos
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e
atividades a distância.
Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:
Caro (a) tutor (a) presencial e estimados (as) acadêmicos (as),
Inicialmente gostaríamos de salientar que é de suma importância que você
acadêmico (a) siga este Roteiro de Atividades, pois ele foi elaborado para ser seu guia
prático de estudo. Aqui há, além dos exercícios, informações importantíssimas para o
bom andamento de seu semestre letivo.
Os exercícios são de suma importância para afixação do conteúdo abordado.
Para a resolução das atividades propostas, retornem aos slides trabalhados
em nossas teleaulas e tenham sempre a mão o livro-texto, pois estes instrumentos os
auxiliarão na compreensão do tema.
As atividades a serem desenvolvidas sobre o tema “O Direito “AO” e “DO”
Trabalho. Ética, Direitos Humanos e Projeto Profissional.” deverão ser realizadas
seguindo a seguinte orientação: Os 05 (cinco) primeiros exercícios deverão ser
resolvidos individualmente. A atividade de número 09 (nove) compõe a Atividade
Avaliativa, também é individual e a reposta deverá ser postada no ambiente virtual de
aprendizagem - moodle e valerá nota. As proposições 06 (seis), 07 (sete), 08 (oito), e
10 (dez) deverão ser desenvolvidas em grupo de 04 (quatro) a 05 (cinco) membros, no
máximo.
Atenção: Apenas a proposição de número 09 (nove) deverá ser postada no ambiente
virtual e valerá nota. Esta atividade deve ser realizada individualmente e deve ser
postada no ambiente virtual de aprendizagem - moodle.
Na aula presencial cabe ao professor local discutir o tema ministrado pelo
professor EAD via satélite, de forma a complementar o conteúdo abordado,
ressaltando os principais pontos propostos, proporcionando, aos acadêmicos, melhor
conhecimento do assunto.
É ainda de sua responsabilidade levar na aula presencial o gabarito de todos os
exercícios, que será disponibilizado no ambiente moodle. Com este instrumento em
mãos deverá promover uma discussão entre os (as) acadêmicos (as) a respeito do
conteúdo dos exercícios, e em seguida deverá corrigi-los, disponibilizando aos
acadêmicos(as) as respostas corretas dos mesmos.
Esta atividade necessariamente deverá estar sob a supervisão e orientação do
professor tutor presencial.
ATIVIDADES:
Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!
Questão 1 –
(CODECIR, 2007 - Agente de Defesa Civil/Assistente Social). No debate profissional
do Serviço Social, sob o enfoque dialético, as políticas sociais:
a) Expressam a via de solução da desigualdade intrínseca ao mundo capitalista.
b) São centrais na agenda de lutas dos trabalhadores na medida em que
conseguem promover a elevação dos ganhos desse segmento e impor
limites aos ganhos do capital.
c) São mecanismos funcionais apenas voltados aos interesses de acumulação
capitalista, tanto do ponto de vista econômico como político.
d) São predominantemente mecanismos de cooptação e legitimação da ordem
instituída.
e) São mecanismos voltados à emancipação política e humana.
Questão 2 –
(CODECIR, 2007 - Agente de Defesa Civil/Assistente Social). A perspectiva
atualmente hegemônica no Serviço Social tem como elementos fundamentais:
a) Questionamento da cidadania burguesa e negação dos direitos sociais a ela
vinculados.
b) Vinculação a um projeto societário liberal.
c) Defesa da igualdade mediante a equidade e a justiça social.
d) Compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos
indivíduos sociais.
e) Socialização da participação política e da transformação social nos marcos da
sociedade capitalista.
Questão 3 –
(CODECIR, 2007 - Agente de Defesa Civil/Assistente Social).Para se aprofundar e se
desenvolver, em meio à ofensiva neoliberal na realidade brasileira, o projeto éticopolítico do Serviço Social exige:
a) A expansão do pluralismo no espaço profissional.
b) O redimensionamento de suas bases teórico-ideológicas, ultrapassando o
referencial crítico-dialético.
c) O envolvimento da vontade majoritária da categoria profissional e o
revigoramento do movimento democrático e popular.
d) O monismo materialista dialético e sua conversão em uma perspectiva
transdisciplinar.
e) Apenas a ampliação de suas bases teóricas e o privilegiamento da práxis pelos
assistentes sociais.
Questão 4 –
(Tribunal de Justiça do Paraná, 2009 – Analista Judiciário/Assistente Social).
Assinale a afirmativa incorreta.
a) O assistente social tem o dever de intervir e substituir uma prestação de
serviço que esteja sendo efetuada por outro profissional, caso tenha
percebido inadequação técnica da intervenção do colega.
b) É direito do assistente social participar na elaboração e gestão das políticas
sociais, bem como na formulação e implementação de programas sociais.
c) A liberdade é reconhecida como valor ético central e das demandas políticas
inerentes a ela, como a autonomia, emancipação e plena expansão dos
indivíduos sociais
d) É vedado ao assistente social usar recursos institucionais (pessoal e/ou
financeiro) para fins partidários, eleitorais e clientelistas.
e) Um dos princípios fundamentais da ética profissional é o compromisso com a
qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento
intelectual, na perspectiva da competência profissional.
Questão 5 –
A evolução histórica dos direitos humanos evidencia que não podem ser
compreendidos como imutáveis e superiores ao ordenamento jurídico, vinculados a
uma suposta natureza humana e desvinculados do contexto social em que se originam
e desenvolvem (SARLET apud MARQUES, P. 90).
Assinale a alternativa que está em desacordo com citação extraída do Livro-
Texto.
a) A dinâmica dos direitos humanos existe a partir das transformações das condições
econômicas e sociais, dando-lhes oportunidade de sofrer sensível ampliação, de
acordo com as necessidades apresentadas pelo homem.
b) Os direitos humanos quando garantidos no texto constitucional e em leis, não
podem retroceder no momento de sua interpretação e aplicação. (ver página 91
do Livro-Texto)
c) O debate a respeito da universalidade dos direitos humanos faz parte da agenda de
luta por esses direitos.
d) Sendo o direito um produto e política, a produção, não há como separar o jurídico
do sociológico, do político e dos direitos humanos.
Questão 6 –
O direito ao trabalho está inserido na Constituição Federal entre os direitos sociais (CF
88, art. 6) e não possui o mesmo conceito de direito do trabalho.
Assinale a alternativa que não se enquadra no conceito de direito ao trabalho.
a) O direito ao trabalho não é mais entendido como uma liberdade subjetiva de
exercício profissional, mas sim como possibilidade de adquirir ocupação por
conquista e luta política.
b) O direito ao trabalho significa não só a efetiva ocupação de um emprego ou
atividade remunerada, mas também o direito à assistência, de proteção e de
organização para sua defesa.
c) É por meio do contrato de trabalho, elaborado com base na legislação,
que se garante o direito ao trabalho. (ver página 89 a 91 do Livro-Texto)
d) O direito ao trabalho envolve o direito ao acesso e à manutenção de uma
ocupação produtiva, o que confere uma dimensão promocional à atividade do
Estado.
Questão 7 –
A dignidade e outros direitos fundamentais são condições que devem estar presentes
no trabalho. Logo, o respeito à dignidade humana continua a ser o fim da sociedade
política.
Assinale a alternativa que não trata do princípio da dignidade.
a) A dignidade deve ser entendida não como liberdade de um indivíduo isolado,
mas sim como desenvolvimento da personalidade, da solidariedade, de
homens e mulheres integrados no corpo social.
b) O contrato de trabalho é constitucionalmente condicionado por valores e
princípios subjacentes aos direitos fundamentais.
c) O dever de obediência do trabalhador é elemento caracterizador essencial
do trabalho subordinado e é o próprio objeto do contrato de trabalho.
(trata da subordinação e não de direitos fundamentais)
d) A relação de trabalho gera um complexo de direitos e obrigações com uma
aptidão especial para condicionar o exercício dos direitos fundamentais do
trabalhador.
Questão 8 –
(ENADE, 2007 - Questão 21). A participação dos usuários nos Conselhos de Política
Pública tem sido um desafio para a sociedade brasileira: de fato, “os usuários só
poderão ter participação efetivamente qualificada e transitando para o status de sujeito
de direitos se tiverem os instrumentos de análise da realidade.”
(GOMES, A. L. Os conselhos de políticas e de direitos. Capacitação em Serviço Social
e Política Social: módulo 4: o trabalho do assistente social e as políticas sociais.
Brasília: UnB, 2000.)
Com base nessa afirmação e levando em conta o Código de Ética Profissional
vigente, cabe aos assistentes sociais:
a) Contribuir para a ampliação do conhecimento dos usuários, para garantir
direitos.
b) Substituir, em algumas circunstâncias, os usuários nos Conselhos.
c) Fortalecer as representações das instituições que atendem aos usuários.
d) Criar normas e manuais de conduta que ensinem os usuários a serem
conselheiros.
e) Representar, sistematicamente, os usuários nos seus Conselhos.
Questão 9 – Atividade Avaliativa
Questão 10 –
(Departamento de Polícia Federal, 2004 – Assistente Social). Os profissionais de
serviço social vêm reconstruindo sua prática profissional, no sentido de dar-lhe uma
outra direção social, e, consequentemente, o redimensionamento de suas funções
socioinstitucionais.
Acerca desse assunto, julgue CORRETO ou ERRADO os itens a seguir.
I. A partir de solicitações individuais, ou mesmo institucionalizadas, podem-se
constituir demandas coletivas potencializadoras de novas conquistas e direitos
sociais ou de novos serviços e projetos voltados aos interesses diretos da
população atendida. CORRETO
II. Prestar informação clara e precisa acerca dos recursos, serviços e direitos é
fundamental. Para isso, o assistente social tem-se preparado significativamente
nos últimos anos, mesmo sem contar com o respaldo no Código de Ética
Profissional do assistente social. ERRADO
III. Ao profissional de serviço social é necessário o desenvolvimento da prática e
postura investigativa a partir de uma capacitação e qualificação intelectual
constante, em busca de concepções teórico-metodológicas críticas, capazes de
viabilizar análises concretas da realidade social. CORRETO
IV. O novo direcionamento do serviço social inclui fazer com que o levantamento
socioeconômico deixe de ser apenas um formalismo puramente burocrático,
com informações quantitativas desnecessárias, se transforme em instrumento
de informações exclusivamente qualitativas sobre as condições de vida da
população atendida. ERRADO
V. Compreender o encaminhamento como a busca de uma solução para os
problemas e situações vivenciados pela população, como garantia de seus
direitos, e não como transferência de responsabilidade entre setores e
organizações é uma das metas da reconstrução da prática em serviço social.
CORRETO
Atividades a distância
A fim de contribuir ainda mais com seu aprendizado realize individualmente
esse exercício em horário extraclasse.
A resposta do mesmo deverá ser apresentada na aula presencial sob a
mediação do professor tutor presencial que, com o gabarito em mãos deverá corrigi-la.
Ao professor local cabe levar à aula presencial o gabarito desta atividade que
será disponibilizado no ambiente moodle, deverá ainda promover uma discussão do
conteúdo deste exercício entre os acadêmicos, e em seguida deverá corrigi-lo,
disponibilizando-lhes a resposta correta desta proposição.
Esta atividade necessariamente deverá estar sob a supervisão e orientação
do professor tutor presencial.
ATIVIDADE:
Elabore um texto de aproximadamente 25 linhas refletindo sobre a atuação do
assistente social no cotidiano. Do ponto de vista dos direitos humanos e da
ética, como deve ser a maneira de agir na sociedade, com relação aos usuários e
a outros profissionais? Utilize como ferramenta o Código de Ética da profissão.
Resposta: Podem partir do Código de Ética da profissão. Escolher um dos
artigos ou capítulos dele e redigir um texto, por exemplo, constitui dever do
Assistente Social (AS), conforme art. 3º:
desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência
e responsabilidade, observando a legislação; (alínea “a”)
abster-se, no exercício da profissão, de práticas que
caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o
policiamento dos comportamentos, denunciando sua
ocorrência aos órgãos competentes; (alínea “c”)
participar de programas de socorro à população em
situação de calamidade pública, no atendimento e defesa
de seus interesses e necessidades. (alínea “d”)
É proibido ao AS (art. 4º):
praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou
contravenções penais na prestação de serviços
profissionais, com base nos princípios deste Código,
mesmo que estes sejam praticados por outros
profissionais; (alínea “b”)
acatar determinação institucional que fira os princípios e
diretrizes deste Código; (alínea “c”)
compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive
nos casos de estagiários que exerçam atribuições
específicas, em substituição aos profissionais; (alínea “d”)
permitir ou exercer a supervisão de aluno de Serviço Social
em instituições públicas ou privadas, que não tenham em
seu quadro Assistente Social que realize acompanhamento
direto ao aluno estagiário; (alínea “e”)
assumir responsabilidade por atividade para as quais não
esteja capacitado pessoal e tecnicamente; (alínea “f”)
substituir profissional que tenha sido exonerado por
defender os princípios da ética profissional, enquanto
pendurar o motivo da exoneração, demissão ou
transferência; (alínea “g”)
pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função
que estejam sendo exercidos por colega; (alínea “h”)
adulterar resultados ou fazer declarações falaciosas sobre
situações ou estudos de que tome conhecimento; (alínea
“i”)
assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos
de terceiros, mesmo que executados sob sua orientação.
(alínea j”)
O Título III, Capítulo I do Código trata das relações com os usuários:
Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas
relações com os/as usuários/as:
a. contribuir para a viabilização da participação efetiva da
população usuária nas decisões institucionais;
b. garantir a plena informação e discussão sobre as
possibilidades e consequências das situações
apresentadas, respeitando democraticamente as decisões
dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e
às crenças individuais dos profissionais resguardados os
princípios deste Código;
c. democratizar as informações e o acesso aos programas
disponíveis no espaço institucional, como um dos
mecanismos indispensáveis à participação dos usuários;
d. devolver as informações colhidas nos estudos e
pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam
usá-los para o fortalecimento dos seus interesses;
e. informar à população usuária sobre a utilização de
materiais de registro audiovisual e pesquisas a elas
referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos;
f. fornecer à população usuária, quando solicitado,
informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo
Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo
profissional;
g. contribuir para a criação de mecanismos que venham
desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de
agilizar e melhorar os serviços prestados;
h. esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os
objetivos e a amplitude de sua atuação profissional;
Art. 6º É vedado ao Assistente Social:
a. exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o
direito do usuário de participar e decidir livremente sobre
seus interesses;
b. aproveitar-se de situações decorrente da relação
Assistente Social-usuário, para obter vantagens pessoais
ou para terceiros;
c. bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos
pelas instituições, através de atitudes que venham coagir
e/ ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de
seus direitos.
Capítulo II – Das Relações com as Instituições
Empregadoras e Outras
Art. 8º São deveres do Assistente Social:
a. programar, administrar, executar e repassar os serviços
sociais assegurados institucionalmente;
b. denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas
da instituição em que trabalha, quando os mesmos
estiverem ferindo os princípios e diretrizes desse Código,
mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça
necessário;
c. contribuir para a alteração da correlação de forças
institucionais, apoiando as legítimas demandas de
interesse da população usuária;
d. empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos
usuários, através dos programas e políticas sociais;
e. empregar com transparência as verbas sob a sua
responsabilidade, de acordo com os interesses e
necessidades coletivas dos usuários.
Art. 9º É vedado ao Assistente Social:
a. emprestar seu nome e registro profissional a firmas,
organizações ou empresas para simulação do exercício
efetivo do Serviço Social;
b. usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de
emprego, desrespeitando concurso ou processos
seletivos;
c. utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro)
para fins partidários, eleitorais e clientelistas.
Capítulo III – Das Relações com Assistentes Sociais e
Outros Profissionais
Art. 10 São deveres do Assistente Social:
a. ser solidário com outros profissionais, sem, todavia,
eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados
éticos contidos neste Código;
b. repassar ao seu substituto as informações necessárias à
continuidade do trabalho;
c. mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma
chefia, para a liberação de carga horária de subordinado,
para fim de estudos e pesquisas que visem ao
aprimoramento profissional, bem como de representação
ou delegação de entidade de organização da categoria e
outras, dando igual oportunidade todos;
d. incentivar, sempre que possível, a prática profissional
interdisciplinar;
e. respeitar as normas e princípios éticos das outras
profissões;
f. ao realizar crítica pública a colega e outros profissionais,
fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e
comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
Art. 11 É vedado ao Assistente Social:
a. intervir na prestação de serviços que estejam sendo
efetuados por outro profissional, salvo a pedido desse
profissional; em caso de urgência, seguido da imediata
comunicação ao profissional; ou quando se tratar de
trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da
metodologia adotada;
b. prevalecer-se de cargo de chefia para atos
discriminatórios e de abuso de autoridade;
c. ser conivente com falhas éticas de acordo com os
princípios deste Código e com erros técnicos praticados
por Assistente Social e qualquer outro profissional;
d. prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de
outro profissional;
Capítulo IV – Das Relações com Entidades da Categoria e
demais Organizações da Sociedade Civil
Art. 13 São deveres do Assistente Social:
a. denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas
ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam
dignas ou possam prejudicar os usuários ou profissionais;
b. denunciar, no exercício da profissão, às entidades de
organização da categoria, às autoridades e aos órgãos
competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos
Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas,
ausência de condições mínimas de sobrevivência,
discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual
e institucional, qualquer forma de agressão ou falta de
respeito à integridade física, social e mental do cidadão;
c. respeitar a autonomia dos movimentos populares e das
organizações das classes trabalhadoras.
Artigo 14 É vedado ao Assistente Social valer-se de
posição ocupada na direção de entidade da categoria para
obter vantagens pessoais, diretamente ou através de
terceiros.
Capítulo V – Do Sigilo Profissional
Art. 15 Constitui direito do Assistente Social manter o
sigilo profissional.
Artigo 16 O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de
que o Assistente Social tome conhecimento, como
decorrência do exercício da atividade profissional.
Parágrafo único - Em trabalho multidisciplinar só poderão
ser prestadas informações dentro dos limites do
estritamente necessário.
Art. 17 É vedado ao Assistente Social revelar sigilo
profissional.
Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível, quando se
tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou
não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do
usuário, de terceiros e da coletividade.
Parágrafo único A revelação será feita estritamente
necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao
grau e número de pessoas que dele devam tomar
conhecimento.
Atividades avaliativas:
As Atividades Avaliativas serão corrigidas pelo tutor presencial.
Observe o Roteiro de Atividades, pois ele trará qual será a Atividade Avaliativa
correspondente àquela aula.
Estas atividades deverão ser desenvolvidas em horário extraclasse e deverão
necessariamente ser realizadas individualmente.
Esses exercícios compõem seu processo avaliativo, por esta razão deverá ser
postada no ambiente moodle.
ATIVIDADE:
Ao tratar da igualdade social com equidade, tendo como aporte teórico a teoria
marxista, Vinagre (2010, p.109-110) consigna que “os seres humanos são iguais em
termos de que têm igual possibilidade de se socializar, objetivar-se, comunicar-se
através da linguagem articulada, ter consciência, ter liberdade, agir teleologicamente
e se universalizar – ou seja, ter capacidade de se desprender do plano imediatosingular
–, pois que essas determinações estruturais constituem uma particularidade
daqueles, em relação a outros tipos de ser”.
Com base neste extrato e utilizando o texto Ética, direitos humanos e projeto
profissional Emancipatório (p. 107 de seu PLT) como suporte, elabore um texto,
em dupla, contendo os principais aspectos da igualdade social.
Resposta: Retirar do texto os principais pontos levantados pela autora, a partir da página 108 do PLT, com a finalidade de entender o exercício da liberdade na concepção marxista.
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