quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
GABARITO DE ATIVIDADES
Data da aula: 24/10/2011
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2
Semestre: 4º
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos
Tema da aula:
Tema 1 - O Conformismo Mecanicista na Institucionalização do Serviço Social
Conteúdo abordado:
Aborda os conteúdos do capítulo 1 do Livro-Texto, pp. 39-69. Nele, você observará o
contexto sócio-histórico da institucionalização do Serviço Social durante o desenvolvimento
do americanismo, especificamente o mecanicismo e sua expansão para o mundo.
O profissional do Serviço Social se constitui no contexto do final do século XIX e as três
primeiras décadas do século seguinte, configurando-se como uma proposta de organização
das práticas assistenciais e de elaboração de proposições e formas de trabalhar de cunho
educativo.
A discussão apresenta também o mecanicismo como um princípio educativo e como se
constituem as práticas nesse processo todo da institucionalização profissional. A
compreensão sobre o caráter educativo, bem como dos aspectos pedagógicos das
propostas de trabalho do assistente social, é elaborada no texto por meio de uma base
teórica gramsciana.
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
• Compreender a relação entre o conformismo mecanicista e a institucionalização do Serviço
Social.
• Entender quais as características que demarcam a prática do assistente social com um
princípio educativo.
• Identificar a constituição do Serviço Social por meio de sua função pedagógica no contexto
do americanismo.
• Conhecer o papel do assistente social na constituição das relações
homem/trabalho/sociedade no âmbito do fordismo e taylorismo.
• Analisar os movimentos complementares gerados pelo conformismo mecanicista como
princípio educativo.
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e
atividades a distância.
Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:
A compreensão do tema 1 dá-se por meio da leitura do livro-texto e dos textos
complementares, do caderno de atividades, da teleaula e das discussões sobre o
conteúdo. Serão propostos exercícios em grupo de três pessoas, que corresponde as
questões 3, 4, 6, 9 e 10.
Ponto de partida
O fordismo e o taylorismo são formas de produção e de administração desta mesma
produção desenvolvida nos Estados Unidos. Para a compreensão do papel dessas
“teorias” para a institucionalização do Serviço Social é importante compreender
como elas se desenvolveram e como atuam como princípio educativo na sociedade.
Para isto, analise as afirmações I, II e III e responda às questões a, b e c que surgem
na sequência:
I. O taylorismo é o nome dado à proposta feita por F. W. Taylor para uma nova forma de
administração. De acordo com ele, o trabalho deveria ser fragmentado, proporcionando ao
trabalhador uma visão especializada de apenas uma parte do processo. Assim, o operário
produziria mais em um tempo menor, mas não teria a compreensão do trabalho todo
pronto. Ele faz a diferença entre o trabalho intelectual e o trabalho manual.
II. O fordismo foi uma “edição revisada” do taylorismo, onde o empresário H. Ford aplica o
taylorismo em suas indústrias com diminuição do tempo e do desperdício, exigindo a
especialização do funcionário e aumentando a capacidade de produção dos
III. As novas formas de produção exigem a reorganização na formação tanto do empregado
quanto dos patrões, motivo pelo qual o Serviço Social acaba sendo responsabilizado em
virtude da intencionalidade de sua ação, principalmente na utilização de práticas sociais
coercitivas e de convencimento diante da nova realidade.
Agora discuta em grupo de, no máximo, cinco alunos e responda:
a) Quais as diferenças encontradas na formação do trabalhador antes e depois das
inovações tayloristas/fordistas?
b) Quais as consequências sociais destas mudanças sociais?
c) Qual o papel pedagógico que pode ser assumido pelo assistente social neste
contexto?
Resposta: Esperam-se encontrar respostas norteadas pelos seguintes argumentos:
a) antes de todo o processo de implantação do taylorismo/fordismo, o trabalhador tinha
plena consciência de todo o processo de produção e era mais envolvido nele. A partir deste
contexto o operário passa a realizar o que Marx chamou de trabalho alienado, no sentido
de apresentar-se distante na relação com seu produto e sem conhecimento ou sem acesso
ao processo finalizado;
b) a sociedade passa a ser mais desigual à medida que os donos de empresa tornam-se
mais detentores do poder econômico e de controle da produção, enquanto os
trabalhadores tornam-se mais alienados do processo e dos resultados de seu trabalho; e
c) o profissional do Serviço Social passa a exercer papel fundamental neste momento,
quando institucionaliza o seu trabalho e assume posturas coercitivas e de convencimento
na sua prática ligada às classes dos trabalhadores, principalmente aqueles que trabalham
nas linhas de montagem.
Questão 03
(UFPR/Prefeitura de Curitiba, 2003). Considere as afirmativas a seguir:
I. O Serviço Social enquanto prática profissional sempre realizou uma ação educativa junto
às classes populares, na medida em que sua intervenção influi nas concepções,
comportamentos e representações da população acerca de si própria, do Estado e da
Sociedade.
II. Articulada a ação de prestação de serviço, o assistente social realiza a educação política
dos usuários da assistência social.
III. As atividades educativas são projetadas com fins disciplinares e não com fins de
desenvolvimento social da população.
IV. O assistente social, em sua prática, promove mecanismos de ação que levam à
educação social dos grupos atendidos.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e IV.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Questão 04
Responda, de forma sintética, a seguinte questão: quais são os dois pontos
fundamentais, segundo Gramsci, para a compreensão sobre o “americanismo e o
fordismo”? Leia sobre eles no seu Livro-Texto, nas páginas 43 e 44 e sintetize em, no
máximo, cinco linhas, cada um deles.
Resposta: Espera-se que o aluno identifique e compreenda que os dois pontos são os
seguintes: o primeiro está relacionado à preocupação gramsciana sobre a constituição do
americanismo com base nas instituições do taylorismo e do fordismo, que servem de base
para a constituição das relações de produção com as novas exigências do processo de
acumulação capitalista; o segundo refere-se à interferência do americanismo no processo
de institucionalização do Serviço Social, principalmente no que diz respeito às influências
sofridas nas teorias como a psicanálise freudiana, o funcionalismo norte-americano e os
modelos administrativos fordista e taylorista.
Questão 06
Analise a afirmação “O novo homem fordiano corresponde, na verdade, a um
complexo humano (o trabalhador coletivo).[...]”. Descreva de forma objetiva (no
máximo três linhas) os fundamentos desta frase, que definem a forma deste novo
homem.
Resposta: É necessário que o aluno compreenda que ao falar do homem coletivo o texto
retrata a realidade da industrialização, onde ele não apenas trabalha no coletivo, mas
também apenas consegue observar o produto de seu trabalho após o coletivo, visto que
ele passa a realizar apenas parte desta produção, pois se trata de um trabalho
compartimentado.
Questão 09
Preencha as lacunas na frase seguinte e, em seguida, marque a alternativa que
corresponde exatamente à ordem das palavras corretas para este preenchimento.
Henry Ford foi o primeiro industrial norte-americano a colocar em prática em sua
empresa o ________________________, que foi por ele inovado e recebeu o nome de
_________________. Era baseado na organização de linhas de montagem, para
controlar a ________________, principalmente na relação da
______________________ e o __________________ gasto pelos operários. Era uma
busca de otimização do trabalho.
a) Taylorismo – fordismo – sociedade – indústria – dinheiro.
b) Fordismo – toyotismo – industrialização – produção – dinheiro.
c) Fordismo – taylorismo – produtividade – produção – tempo.
d) Toyotismo – taylorismo – sociedade – sociedade – valor.
e) Taylorismo – fordismo – produtividade – produção – tempo.
Questão 10
Na página 46 do Livro-Texto, a autora afirma que a seguridade social surge como
parte do processo da coerção e reeducação do homem, principalmente pelos
processos de “força” e “persuasão”. Explique com suas palavras, em um texto de no
máximo dez linhas, como isso se dá.
Resposta: Nesta resposta o aluno deve discutir sobre a institucionalização do Serviço
Social a partir do processo de utilização das funções pedagógicas para o convencimento
dos trabalhadores e mudança de visão destes sobre o processo de trabalho e o controle
social. O assistente social participa, mesmo que indiretamente, por meio de suas funções
pedagógicas, do processo de reorganização social e do trabalho com a pactuação da
“força (destruição do sindicalismo operário de base territorial) com a persuasão (altos
salários, benefícios sociais diversos, propaganda ideológica e política habilíssima)”. É
importante a compreensão de que o trabalhador está sendo “convencido” ou reeducado
pela ação de intervenção do assistente social.
Importante!
• Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da
tarefa.
•. Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as
possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho.
Atividades a distância
Este momento está designado as ATIVIDADES que devem ser realizadas pelo
estudante em horários diferentes das teleaulas.
As atividades 1, 2, 5 e 7 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as orientações
do caderno de atividades.
Questão 1
(ENADE, 2010). As primeiras formulações teóricas do Serviço Social no Brasil
seguem os princípios propostos pela Igreja Católica, determinados basicamente nas
encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Ano, documentos que propunham o
envolvimento dos católicos com os problemas sociais. Essa perspectiva de
formação teórica visa subsidiar a prática profissional dos assistentes sociais sob
uma visão teórica:
a) Fenomenológica.
b) Neopositivista.
c) Materialista.
d) Racionalista.
e) Neotomista.
Questão 02
No início da página 40 do Livro-Texto, a autora refere-se à prática do Serviço Social
como tendo cunho “educativo” e “ressocializador”. Leia o parágrafo e elabore um
texto, com cerca de oito linhas, no qual possa identificar a quais práticas do
assistente social a autora se refere?
Resposta: Espera-se, como padrão de resposta neste item, que o aluno disserte sobre a
necessidade do assistente social assumir um papel de convencimento e persuasão na sua
atuação. É importante que surjam discussões que busquem avaliar a capacidade que esse
profissional adquiriu ao longo do tempo de promover a aceitação e conformação dos
trabalhadores aos processos de trabalho e controle social. Isto observando a partir do
ponto de vista da institucionalização do Serviço Social e seu papel nas indústrias e as
novas formas de trabalho no modelo fordista/taylorista.
Questão 05
(NCE/Eletronorte, 2006) “NÃO” é correto afirmar que o Serviço Social se
institucionaliza como profissão ao responder às necessidades sociais derivadas
das(os):
a) Disputas políticas e ideológicas.
b) Processos de produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho.
c) Estatização das ações filantrópicas.
d) Processos de controle social.
e) Processos de produção e distribuição do valor.
Questão 07
Analise as duas afirmativas a seguir:
I. O “americanismo” consubstanciou a formação de um novo homem no contexto do
conformismo mecanicista, que gerou enquanto consequência de uma nova formação
social. [...].
II. [...] além também de um reconhecimento do Serviço Social para que se tornasse mais
flexível e adaptado às questões individuais dos trabalhadores, priorizando as questões
religiosas em contraposição às funções pedagógicas.
Marque a alternativa que contém uma verdade sobre elas:
a) A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras no contexto da década de 1990, no
âmbito do neoliberalismo.
b) Ambas as afirmações estão corretas, mas não há nenhuma relação entre elas.
c) A primeira afirmação está correta e a segunda é falsa, por isso não há relação de
verdade entre elas.
d) A primeira e a segunda afirmações estão corretas e por isso há relação de verdade entre
elas.
e) Ambas as afirmações são falsas, mas mantêm uma relação de verdade entre elas.
Atividades avaliativas:
Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto.
Questão 8
Com base nas leituras do Livro-Texto (incluindo a introdução dele) e em outras
propostas neste tema, faça uma busca em livros, revistas e textos sobre os
conceitos de cultura e princípio educativo para Antonio Gramsci. Construa um texto
de, no máximo, cinco linhas, que possa explicar suas descobertas. Discuta com um
grupo de até cinco colegas de sala e com seu professor-tutor a distância; depois,
revise seu texto e tente definir os conceitos, segundo esse autor.
- Para completar a atividade, você deverá construir um texto com o máximo de uma lauda
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