quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância GABARITO DE ATIVIDADES Data da aula: 24/10/2011 Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2 Semestre: 4º Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos Tema da aula: Tema 1 - O Conformismo Mecanicista na Institucionalização do Serviço Social Conteúdo abordado: Aborda os conteúdos do capítulo 1 do Livro-Texto, pp. 39-69. Nele, você observará o contexto sócio-histórico da institucionalização do Serviço Social durante o desenvolvimento do americanismo, especificamente o mecanicismo e sua expansão para o mundo. O profissional do Serviço Social se constitui no contexto do final do século XIX e as três primeiras décadas do século seguinte, configurando-se como uma proposta de organização das práticas assistenciais e de elaboração de proposições e formas de trabalhar de cunho educativo. A discussão apresenta também o mecanicismo como um princípio educativo e como se constituem as práticas nesse processo todo da institucionalização profissional. A compreensão sobre o caráter educativo, bem como dos aspectos pedagógicos das propostas de trabalho do assistente social, é elaborada no texto por meio de uma base teórica gramsciana. Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado: • Compreender a relação entre o conformismo mecanicista e a institucionalização do Serviço Social. • Entender quais as características que demarcam a prática do assistente social com um princípio educativo. • Identificar a constituição do Serviço Social por meio de sua função pedagógica no contexto do americanismo. • Conhecer o papel do assistente social na constituição das relações homem/trabalho/sociedade no âmbito do fordismo e taylorismo. • Analisar os movimentos complementares gerados pelo conformismo mecanicista como princípio educativo. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância. Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: A compreensão do tema 1 dá-se por meio da leitura do livro-texto e dos textos complementares, do caderno de atividades, da teleaula e das discussões sobre o conteúdo. Serão propostos exercícios em grupo de três pessoas, que corresponde as questões 3, 4, 6, 9 e 10. Ponto de partida O fordismo e o taylorismo são formas de produção e de administração desta mesma produção desenvolvida nos Estados Unidos. Para a compreensão do papel dessas “teorias” para a institucionalização do Serviço Social é importante compreender como elas se desenvolveram e como atuam como princípio educativo na sociedade. Para isto, analise as afirmações I, II e III e responda às questões a, b e c que surgem na sequência: I. O taylorismo é o nome dado à proposta feita por F. W. Taylor para uma nova forma de administração. De acordo com ele, o trabalho deveria ser fragmentado, proporcionando ao trabalhador uma visão especializada de apenas uma parte do processo. Assim, o operário produziria mais em um tempo menor, mas não teria a compreensão do trabalho todo pronto. Ele faz a diferença entre o trabalho intelectual e o trabalho manual. II. O fordismo foi uma “edição revisada” do taylorismo, onde o empresário H. Ford aplica o taylorismo em suas indústrias com diminuição do tempo e do desperdício, exigindo a especialização do funcionário e aumentando a capacidade de produção dos III. As novas formas de produção exigem a reorganização na formação tanto do empregado quanto dos patrões, motivo pelo qual o Serviço Social acaba sendo responsabilizado em virtude da intencionalidade de sua ação, principalmente na utilização de práticas sociais coercitivas e de convencimento diante da nova realidade. Agora discuta em grupo de, no máximo, cinco alunos e responda: a) Quais as diferenças encontradas na formação do trabalhador antes e depois das inovações tayloristas/fordistas? b) Quais as consequências sociais destas mudanças sociais? c) Qual o papel pedagógico que pode ser assumido pelo assistente social neste contexto? Resposta: Esperam-se encontrar respostas norteadas pelos seguintes argumentos: a) antes de todo o processo de implantação do taylorismo/fordismo, o trabalhador tinha plena consciência de todo o processo de produção e era mais envolvido nele. A partir deste contexto o operário passa a realizar o que Marx chamou de trabalho alienado, no sentido de apresentar-se distante na relação com seu produto e sem conhecimento ou sem acesso ao processo finalizado; b) a sociedade passa a ser mais desigual à medida que os donos de empresa tornam-se mais detentores do poder econômico e de controle da produção, enquanto os trabalhadores tornam-se mais alienados do processo e dos resultados de seu trabalho; e c) o profissional do Serviço Social passa a exercer papel fundamental neste momento, quando institucionaliza o seu trabalho e assume posturas coercitivas e de convencimento na sua prática ligada às classes dos trabalhadores, principalmente aqueles que trabalham nas linhas de montagem. Questão 03 (UFPR/Prefeitura de Curitiba, 2003). Considere as afirmativas a seguir: I. O Serviço Social enquanto prática profissional sempre realizou uma ação educativa junto às classes populares, na medida em que sua intervenção influi nas concepções, comportamentos e representações da população acerca de si própria, do Estado e da Sociedade. II. Articulada a ação de prestação de serviço, o assistente social realiza a educação política dos usuários da assistência social. III. As atividades educativas são projetadas com fins disciplinares e não com fins de desenvolvimento social da população. IV. O assistente social, em sua prática, promove mecanismos de ação que levam à educação social dos grupos atendidos. Assinale a alternativa correta: Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I e IV. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Questão 04 Responda, de forma sintética, a seguinte questão: quais são os dois pontos fundamentais, segundo Gramsci, para a compreensão sobre o “americanismo e o fordismo”? Leia sobre eles no seu Livro-Texto, nas páginas 43 e 44 e sintetize em, no máximo, cinco linhas, cada um deles. Resposta: Espera-se que o aluno identifique e compreenda que os dois pontos são os seguintes: o primeiro está relacionado à preocupação gramsciana sobre a constituição do americanismo com base nas instituições do taylorismo e do fordismo, que servem de base para a constituição das relações de produção com as novas exigências do processo de acumulação capitalista; o segundo refere-se à interferência do americanismo no processo de institucionalização do Serviço Social, principalmente no que diz respeito às influências sofridas nas teorias como a psicanálise freudiana, o funcionalismo norte-americano e os modelos administrativos fordista e taylorista. Questão 06 Analise a afirmação “O novo homem fordiano corresponde, na verdade, a um complexo humano (o trabalhador coletivo).[...]”. Descreva de forma objetiva (no máximo três linhas) os fundamentos desta frase, que definem a forma deste novo homem. Resposta: É necessário que o aluno compreenda que ao falar do homem coletivo o texto retrata a realidade da industrialização, onde ele não apenas trabalha no coletivo, mas também apenas consegue observar o produto de seu trabalho após o coletivo, visto que ele passa a realizar apenas parte desta produção, pois se trata de um trabalho compartimentado. Questão 09 Preencha as lacunas na frase seguinte e, em seguida, marque a alternativa que corresponde exatamente à ordem das palavras corretas para este preenchimento. Henry Ford foi o primeiro industrial norte-americano a colocar em prática em sua empresa o ________________________, que foi por ele inovado e recebeu o nome de _________________. Era baseado na organização de linhas de montagem, para controlar a ________________, principalmente na relação da ______________________ e o __________________ gasto pelos operários. Era uma busca de otimização do trabalho. a) Taylorismo – fordismo – sociedade – indústria – dinheiro. b) Fordismo – toyotismo – industrialização – produção – dinheiro. c) Fordismo – taylorismo – produtividade – produção – tempo. d) Toyotismo – taylorismo – sociedade – sociedade – valor. e) Taylorismo – fordismo – produtividade – produção – tempo. Questão 10 Na página 46 do Livro-Texto, a autora afirma que a seguridade social surge como parte do processo da coerção e reeducação do homem, principalmente pelos processos de “força” e “persuasão”. Explique com suas palavras, em um texto de no máximo dez linhas, como isso se dá. Resposta: Nesta resposta o aluno deve discutir sobre a institucionalização do Serviço Social a partir do processo de utilização das funções pedagógicas para o convencimento dos trabalhadores e mudança de visão destes sobre o processo de trabalho e o controle social. O assistente social participa, mesmo que indiretamente, por meio de suas funções pedagógicas, do processo de reorganização social e do trabalho com a pactuação da “força (destruição do sindicalismo operário de base territorial) com a persuasão (altos salários, benefícios sociais diversos, propaganda ideológica e política habilíssima)”. É importante a compreensão de que o trabalhador está sendo “convencido” ou reeducado pela ação de intervenção do assistente social. Importante! • Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da tarefa. •. Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho. Atividades a distância Este momento está designado as ATIVIDADES que devem ser realizadas pelo estudante em horários diferentes das teleaulas. As atividades 1, 2, 5 e 7 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as orientações do caderno de atividades. Questão 1 (ENADE, 2010). As primeiras formulações teóricas do Serviço Social no Brasil seguem os princípios propostos pela Igreja Católica, determinados basicamente nas encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Ano, documentos que propunham o envolvimento dos católicos com os problemas sociais. Essa perspectiva de formação teórica visa subsidiar a prática profissional dos assistentes sociais sob uma visão teórica: a) Fenomenológica. b) Neopositivista. c) Materialista. d) Racionalista. e) Neotomista. Questão 02 No início da página 40 do Livro-Texto, a autora refere-se à prática do Serviço Social como tendo cunho “educativo” e “ressocializador”. Leia o parágrafo e elabore um texto, com cerca de oito linhas, no qual possa identificar a quais práticas do assistente social a autora se refere? Resposta: Espera-se, como padrão de resposta neste item, que o aluno disserte sobre a necessidade do assistente social assumir um papel de convencimento e persuasão na sua atuação. É importante que surjam discussões que busquem avaliar a capacidade que esse profissional adquiriu ao longo do tempo de promover a aceitação e conformação dos trabalhadores aos processos de trabalho e controle social. Isto observando a partir do ponto de vista da institucionalização do Serviço Social e seu papel nas indústrias e as novas formas de trabalho no modelo fordista/taylorista. Questão 05 (NCE/Eletronorte, 2006) “NÃO” é correto afirmar que o Serviço Social se institucionaliza como profissão ao responder às necessidades sociais derivadas das(os): a) Disputas políticas e ideológicas. b) Processos de produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho. c) Estatização das ações filantrópicas. d) Processos de controle social. e) Processos de produção e distribuição do valor. Questão 07 Analise as duas afirmativas a seguir: I. O “americanismo” consubstanciou a formação de um novo homem no contexto do conformismo mecanicista, que gerou enquanto consequência de uma nova formação social. [...]. II. [...] além também de um reconhecimento do Serviço Social para que se tornasse mais flexível e adaptado às questões individuais dos trabalhadores, priorizando as questões religiosas em contraposição às funções pedagógicas. Marque a alternativa que contém uma verdade sobre elas: a) A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras no contexto da década de 1990, no âmbito do neoliberalismo. b) Ambas as afirmações estão corretas, mas não há nenhuma relação entre elas. c) A primeira afirmação está correta e a segunda é falsa, por isso não há relação de verdade entre elas. d) A primeira e a segunda afirmações estão corretas e por isso há relação de verdade entre elas. e) Ambas as afirmações são falsas, mas mantêm uma relação de verdade entre elas. Atividades avaliativas: Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto. Questão 8 Com base nas leituras do Livro-Texto (incluindo a introdução dele) e em outras propostas neste tema, faça uma busca em livros, revistas e textos sobre os conceitos de cultura e princípio educativo para Antonio Gramsci. Construa um texto de, no máximo, cinco linhas, que possa explicar suas descobertas. Discuta com um grupo de até cinco colegas de sala e com seu professor-tutor a distância; depois, revise seu texto e tente definir os conceitos, segundo esse autor. - Para completar a atividade, você deverá construir um texto com o máximo de uma lauda

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