quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância GABARITO DE ROTEIRO DE ATIVIDADES Data da aula: 31/10/2011 Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2 Semestre: 4º Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos Tema da aula: Tema 2 - Processos de Organização da Cultura: Cultura do Bem-Estar Conteúdo abordado: Aborda os conteúdos do capítulo 1 do Livro-Texto, pp. 69-82. Nele, você observará que a partir do chamado compromisso fordista/keynesiano surge uma nova proposta para a ordem societária, com base nas relações com o capital, denominada Welfare State (estado de bem-estar). Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado: - Identificar as consequências que surgiram do processo taylorismo/fordismo nas relações de trabalho. - Entender o que levou o Estado a intervir no processo de produção e na acumulação do capital. - Compreender como estes processos promoveram a organização do compromisso fordista/keynesiano. - Analisar como se desenvolve o trabalho do assistente social no contexto do compromisso fordista/keynesiano. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância. Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: A compreensão do tema 2 dar-se-á por meio da leitura do livro-texto e dos textos complementares, do caderno de atividades, da teleaula e das discussões sobre o conteúdo. A superprodução se desvincula do consumo, provocando o que Abreu (2010, p. 71) chama de a crise dos anos 30 , demonstrando como consequências as contradições do desenvolvimento inicial do regime de acumulação intensiva do capital com base na primeira onda de taylorização e mecanicização fordista nas duas primeiras décadas do século XX . Para exercitar a compreensão do tema ora apresentado faça uma leitura cuidadosa do material e responda em dupla ou no máximo num grupo de três pessoas, as seguintes questões: 3, 5, 8 e 10. As atividades 1, 4, 6, 7 e 9 devem se respondidas individualmente. Não esqueça que a atividade 2 será considerada como atividade avaliativa de aprendizagem. Observe que você tem atividades dissertativas e objetivas para serem respondidas. Ponto de partida Faça uma leitura dirigida, em dupla, do texto referente ao tema 2. Durante essa leitura, grife conceitos importantes que possam surgir e que você não conhece ainda claramente. Em seguida, responda às questões 1 e 2 para que possa organizar e reconhecer estes conceitos: a) Faça uma lista de, no mínimo, cinco conceitos que ainda não estão claros na sua leitura. b) Faça uma pesquisa virtual, ou com seus colegas, sobre o significado desses conceitos e escreva-os sucintamente (cada conceito não deve ultrapassar quatro linhas). Resposta: Ao responder a esta atividade surgirão conceitos como: a) fordismo, taylorismo, Welfare State, compromisso fordista/keynesiano, legalismo, clientelista, paternalista b) As respostas deverão basear-se na determinação objetiva dos conceitos para que haja compreensão deles. Por exemplo: fordismo (refere-se ao sistema de aplicação do taylorismo de forma revisada e aplicada do Henry Ford em suas empresas, focando na organização das linhas de produção); taylorismo (forma de administração desenvolvida por Taylor, que otimiza o tempo gerando uma forma racionalizada de organização do trabalho e aproveitamento do trabalhado na elaboração de parte do trabalho, onde envolve pouco esforço mental e uma característica de mecanização); Welfare State (é o chamado Estado de Bem-Estar, onde o Estado oferece proteção e promoção de bem-estar social de seus cidadãos , principalmente por meio de políticas públicas favorecedoras destes aspectos em contraposição à manutenção dos aspectos capitalistas de organização); compromisso fordista/keynesiano (é o compromisso de manutenção da forma de produção e reorganização no fordismo com a regulação econômica keynesiana, que se baseava na intervenção do Estado para o oferecimento de políticas públicas de estabelecimento do bem-estar social); legalismo (é sinônimo de legalidade ou observância da lei, mas politicamente é utilizada como forma de compreensão de ações que são legalizadas pelo poder público, mesmo que ele possa prejudicar a população de uma forma omissa); clientelismo (é a prática eleitoreira de políticos que atuam com favorecimento de uma clientela em troca de favores e votos); paternalista (é um sistema de governo ou forma de governar baseado em assumir um papel de paternidade dos governados). Questão 03 (VUNESP/TRF 3. Região, 2002). Sob o ponto de vista da demanda, quando o assistente social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais, paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de linha de frente e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição. Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na ótica do modelo de Estado. a) Escravocrata. b) Feudal. c) Socialista. d) Capitalista. e) Comunista Questão 05 (Governo do Estado do Pernambuco/Secretaria da Educação, 2006). Nos países capitalistas, a instituição do estado de bem-estar e de suas políticas teve como principais resultados: a) A subordinação do mercado às políticas sociais. b) Um modelo próximo ao pleno emprego. c) A exclusão dos trabalhadores industriais dos programas sociais. d) O desemprego estrutural. e) A criminalização da pobreza. Questão 08 O que realmente caracteriza o compromisso fordista/keynesiano? Resposta: O aluno deverá apresentar suas respostas com base nos principais aspectos do compromisso fordista/keynesiano que são: a intervenção do Estado na elaboração e implementação de políticas de bem-estar social e o acesso do operário a este bem-estar, como forma de justificação das garantias oferecidas pelo compromisso. Questão 10 Como este contexto se apresenta no Brasil e na maioria dos países latinos? Como o Serviço Social se institucionaliza nesse âmbito? Resposta: A resposta deve abranger a compreensão de que o Welfare State aparece nos países latinos no contexto dos governos populistas, no Brasil em especial na era getulista. Neste âmbito, o Serviço Social passa pelo seu processo de institucionalização profissional, no estabelecimento de relações entre o governo e as classes operárias, mediadas pelas políticas publicas elaboradas e implementadas neste momento. Importante! Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da tarefa. . Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho. Atividades a distância Este momento está designado as ATIVIDADES que devem ser realizadas pelo estudante em horários diferentes das teleaulas. As atividades 1, 4, 6, 7 e 9 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as orientações do caderno de atividades. Questão 01 (Governo do Estado do Pernambuco/Secretaria da Educação, 2006). O Estado sob o neoliberalismo diferencia-se e contrapõe-se ao Estado sob o keynesianismo que se caracteriza por: a) Ênfase na distribuição equânime de programas e serviços sociais, orientado pela emancipação humana e social. b) Políticas públicas orientadas pela mercadorização do acesso aos bens e serviços sociais, com garantia de mínimos de sobrevivência. c) Desenvolvimento econômico e social regulado pelo Estado com limites impostos ao mercado e políticas voltadas ao pleno emprego e expansão dos direitos sociais. d) Liberdade para o mercado atuar na oferta de bens e serviços sociais, com vistas à construção do bem comum. e) Priorização do desenvolvimento econômico sob forte regulação estatal, acompanhado de garantia de políticas universais de transferência de renda. Questão 04 Na página 75 do Livro-Texto, a autora relata que o envolvimento dos operários no estabelecimento do compromisso fordista/keynesiano neutralizou o papel das lutas de classes. Qual a explicação que ela sugere? Resposta: Segundo Abreu (2010, p.75), a participação do operariado surge como uma prevalência dos seus interesses imediatos, em detrimento dos seus interesses históricos , ou seja, houve uma apropriação de ganhos naquele momento que forjou uma satisfação do proletariado em contraposição as suas buscas e lutas históricas de organização. Questão 06 Segundo o texto lido no tema 2, quais são os fatores que desencadeiam o estabelecimento da Welfare State? Resposta: Os alunos devem observar que, de acordo com o texto, o Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) é estabelecido como resultado da necessidade de acordo que busca a manutenção do poder capitalista diante da crise que surgiu na década de 1930, após o aumento da produção (gerando uma superprodução industrial) em contraposição da manutenção das políticas salariais. Esse conjunto gera um aumento das possibilidades de lutas de classes, portanto, uma necessidade de organização do Estado e da classe dominante em busca da manutenção do poder. Questão 0 7 (FCC/MPE/PE, 2006). A questão social conseqüente da organização capitalista tem como característica. a) A proletarização, a concentração da população em centros urbanos e o desaparecimento de formas tradicionais de proteção social. b) A diminuição de vínculos imediatos, com consequente diminuição da pobreza. c) A diminuição das lutas por saúde, habitação e educação. d) A proletarização, a concentração da população em centros urbanos e a ampliação de formas tradicionais de proteção social. e) O fato de que a questão salarial deixa de ser o elemento central da sobrevivência. Questão 0 9 (FCC/MPE/PE, 2006). Segundo José Paulo Netto, a crise do estado de bem-estar social significa que: a) O capital mostrou-se apto para promover o crescimento econômico e do bem-estar. b) Houve curva crescente da eficácia econômico-social da ordem do capital. c) Houve curva decrescente da eficácia econômico-social da ordem do capital. d) Houve existência de uma crise circunstancial nas instituições capitalistas. e) Houve existência de uma crise circunstancial nos governos de social democracia. Atividades avaliativas: Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto. Questão 02 Como o termo cidadão pode ser uma peça importante utilizada pelo Estado como forma de conformação e amenização das lutas de classes? Qual a relação destes aspectos com o Welfare State?

Um comentário:

  1. Qual resposta desta questão?
    Sob o ponto de vista da demanda, quando o assistente social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais, paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de linha de frente e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição. Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na ótica do modelo de Estado. a) Escravocrata. b) Feudal. c) Socialista. d) Capitalista. e) Comunista
    Abraço
    Rita Prass

    ResponderExcluir