quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
GABARITO DE ROTEIRO DE ATIVIDADES
Data da aula: 31/10/2011
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2
Semestre: 4º
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos
Tema da aula:
Tema 2 - Processos de Organização da Cultura: Cultura do Bem-Estar
Conteúdo abordado:
Aborda os conteúdos do capítulo 1 do Livro-Texto, pp. 69-82. Nele, você observará que a
partir do chamado compromisso fordista/keynesiano surge uma nova proposta para a
ordem societária, com base nas relações com o capital, denominada Welfare State (estado
de bem-estar).
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
- Identificar as consequências que surgiram do processo taylorismo/fordismo nas
relações de trabalho.
- Entender o que levou o Estado a intervir no processo de produção e na
acumulação do capital.
- Compreender como estes processos promoveram a organização do compromisso
fordista/keynesiano.
- Analisar como se desenvolve o trabalho do assistente social no contexto do
compromisso fordista/keynesiano.
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e
atividades a distância.
Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:
A compreensão do tema 2 dar-se-á por meio da leitura do livro-texto e dos textos
complementares, do caderno de atividades, da teleaula e das discussões sobre o
conteúdo.
A superprodução se desvincula do consumo, provocando o que Abreu (2010, p. 71) chama
de a crise dos anos 30 , demonstrando como consequências as contradições do
desenvolvimento inicial do regime de acumulação intensiva do capital com base na primeira
onda de taylorização e mecanicização fordista nas duas primeiras décadas do século XX .
Para exercitar a compreensão do tema ora apresentado faça uma leitura cuidadosa do
material e responda em dupla ou no máximo num grupo de três pessoas, as seguintes
questões: 3, 5, 8 e 10. As atividades 1, 4, 6, 7 e 9 devem se respondidas individualmente.
Não esqueça que a atividade 2 será considerada como atividade avaliativa de
aprendizagem. Observe que você tem atividades dissertativas e objetivas para serem
respondidas.
Ponto de partida
Faça uma leitura dirigida, em dupla, do texto referente ao tema 2. Durante essa
leitura, grife conceitos importantes que possam surgir e que você não conhece ainda
claramente. Em seguida, responda às questões 1 e 2 para que possa organizar e
reconhecer estes conceitos:
a) Faça uma lista de, no mínimo, cinco conceitos que ainda não estão claros na sua leitura.
b) Faça uma pesquisa virtual, ou com seus colegas, sobre o significado desses conceitos e
escreva-os sucintamente (cada conceito não deve ultrapassar quatro linhas).
Resposta: Ao responder a esta atividade surgirão conceitos como:
a) fordismo, taylorismo, Welfare State, compromisso fordista/keynesiano, legalismo,
clientelista, paternalista
b) As respostas deverão basear-se na determinação objetiva dos conceitos para que
haja compreensão deles. Por exemplo: fordismo (refere-se ao sistema de
aplicação do taylorismo de forma revisada e aplicada do Henry Ford em suas
empresas, focando na organização das linhas de produção); taylorismo (forma de
administração desenvolvida por Taylor, que otimiza o tempo gerando uma forma
racionalizada de organização do trabalho e aproveitamento do trabalhado na
elaboração de parte do trabalho, onde envolve pouco esforço mental e uma
característica de mecanização); Welfare State (é o chamado Estado de Bem-Estar,
onde o Estado oferece proteção e promoção de bem-estar social de seus
cidadãos , principalmente por meio de políticas públicas favorecedoras destes
aspectos em contraposição à manutenção dos aspectos capitalistas de
organização); compromisso fordista/keynesiano (é o compromisso de manutenção
da forma de produção e reorganização no fordismo com a regulação econômica
keynesiana, que se baseava na intervenção do Estado para o oferecimento de
políticas públicas de estabelecimento do bem-estar social); legalismo (é sinônimo
de legalidade ou observância da lei, mas politicamente é utilizada como forma de
compreensão de ações que são legalizadas pelo poder público, mesmo que ele
possa prejudicar a população de uma forma omissa); clientelismo (é a prática
eleitoreira de políticos que atuam com favorecimento de uma clientela em troca de
favores e votos); paternalista (é um sistema de governo ou forma de governar
baseado em assumir um papel de paternidade dos governados).
Questão 03
(VUNESP/TRF 3. Região, 2002). Sob o ponto de vista da demanda, quando o
assistente social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais,
paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de
linha de frente e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e
população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da
Instituição. Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na
ótica do modelo de Estado.
a) Escravocrata.
b) Feudal.
c) Socialista.
d) Capitalista.
e) Comunista
Questão 05
(Governo do Estado do Pernambuco/Secretaria da Educação, 2006). Nos países
capitalistas, a instituição do estado de bem-estar e de suas políticas teve como
principais resultados:
a) A subordinação do mercado às políticas sociais.
b) Um modelo próximo ao pleno emprego.
c) A exclusão dos trabalhadores industriais dos programas sociais.
d) O desemprego estrutural.
e) A criminalização da pobreza.
Questão 08
O que realmente caracteriza o compromisso fordista/keynesiano?
Resposta: O aluno deverá apresentar suas respostas com base nos principais aspectos do
compromisso fordista/keynesiano que são: a intervenção do Estado na elaboração e
implementação de políticas de bem-estar social e o acesso do operário a este bem-estar,
como forma de justificação das garantias oferecidas pelo compromisso.
Questão 10
Como este contexto se apresenta no Brasil e na maioria dos países latinos? Como o
Serviço Social se institucionaliza nesse âmbito?
Resposta: A resposta deve abranger a compreensão de que o Welfare State aparece nos
países latinos no contexto dos governos populistas, no Brasil em especial na era getulista.
Neste âmbito, o Serviço Social passa pelo seu processo de institucionalização profissional,
no estabelecimento de relações entre o governo e as classes operárias, mediadas pelas
políticas publicas elaboradas e implementadas neste momento.
Importante!
Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da
tarefa.
. Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as
possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho.
Atividades a distância
Este momento está designado as ATIVIDADES que devem ser realizadas pelo
estudante em horários diferentes das teleaulas.
As atividades 1, 4, 6, 7 e 9 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as
orientações do caderno de atividades.
Questão 01
(Governo do Estado do Pernambuco/Secretaria da Educação, 2006). O Estado sob o
neoliberalismo diferencia-se e contrapõe-se ao Estado sob o keynesianismo que se
caracteriza por:
a) Ênfase na distribuição equânime de programas e serviços sociais, orientado pela
emancipação humana e social.
b) Políticas públicas orientadas pela mercadorização do acesso aos bens e serviços
sociais, com garantia de mínimos de sobrevivência.
c) Desenvolvimento econômico e social regulado pelo Estado com limites impostos
ao mercado e políticas voltadas ao pleno emprego e expansão dos direitos sociais.
d) Liberdade para o mercado atuar na oferta de bens e serviços sociais, com vistas à
construção do bem comum.
e) Priorização do desenvolvimento econômico sob forte regulação estatal, acompanhado
de garantia de políticas universais de transferência de renda.
Questão 04
Na página 75 do Livro-Texto, a autora relata que o envolvimento dos operários no
estabelecimento do compromisso fordista/keynesiano neutralizou o papel das lutas
de classes. Qual a explicação que ela sugere?
Resposta: Segundo Abreu (2010, p.75), a participação do operariado surge como uma
prevalência dos seus interesses imediatos, em detrimento dos seus interesses históricos ,
ou seja, houve uma apropriação de ganhos naquele momento que forjou uma satisfação do
proletariado em contraposição as suas buscas e lutas históricas de organização.
Questão 06
Segundo o texto lido no tema 2, quais são os fatores que desencadeiam o
estabelecimento da Welfare State?
Resposta: Os alunos devem observar que, de acordo com o texto, o Estado de Bem-Estar
Social (Welfare State) é estabelecido como resultado da necessidade de acordo que busca
a manutenção do poder capitalista diante da crise que surgiu na década de 1930, após o
aumento da produção (gerando uma superprodução industrial) em contraposição da
manutenção das políticas salariais. Esse conjunto gera um aumento das possibilidades de
lutas de classes, portanto, uma necessidade de organização do Estado e da classe
dominante em busca da manutenção do poder.
Questão 0 7
(FCC/MPE/PE, 2006). A questão social conseqüente da organização capitalista tem
como característica.
a) A proletarização, a concentração da população em centros urbanos e o
desaparecimento de formas tradicionais de proteção social.
b) A diminuição de vínculos imediatos, com consequente diminuição da pobreza.
c) A diminuição das lutas por saúde, habitação e educação.
d) A proletarização, a concentração da população em centros urbanos e a ampliação de
formas tradicionais de proteção social.
e) O fato de que a questão salarial deixa de ser o elemento central da sobrevivência.
Questão 0 9
(FCC/MPE/PE, 2006). Segundo José Paulo Netto, a crise do estado de bem-estar
social significa que:
a) O capital mostrou-se apto para promover o crescimento econômico e do bem-estar.
b) Houve curva crescente da eficácia econômico-social da ordem do capital.
c) Houve curva decrescente da eficácia econômico-social da ordem do capital.
d) Houve existência de uma crise circunstancial nas instituições capitalistas.
e) Houve existência de uma crise circunstancial nos governos de social democracia.
Atividades avaliativas:
Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto.
Questão 02
Como o termo cidadão pode ser uma peça importante utilizada pelo Estado como
forma de conformação e amenização das lutas de classes? Qual a relação destes
aspectos com o Welfare State?
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Qual resposta desta questão?
ResponderExcluirSob o ponto de vista da demanda, quando o assistente social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais, paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de linha de frente e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição. Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na ótica do modelo de Estado. a) Escravocrata. b) Feudal. c) Socialista. d) Capitalista. e) Comunista
Abraço
Rita Prass