quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância GABARITO DE ATIVIDADES Data da aula: 07/11/2011 Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2 Semestre: 4º Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos Tema da aula: 3 - O Perfil Pedagógico da Ajuda e o Serviço Social Conteúdo abordado: Aborda os conteúdos do capítulo 2 do Livro-Texto, p. 83-105. Nele, você observará aspectos importantes sobre o perfil pedagógico reconhecido como Pedagogia da Ajuda e seu relacionamento com a organização do Serviço Social nos âmbitos nacional e mundial. Esse perfil pedagógico desenvolve-se como resultado das ações do Serviço Social vinculado às organizações portadoras de interesses de uma classe dominante e apresenta uma visão psicologizante, com caráter social e individualizado. Como bases técnico-científicas desse perfil pedagógico de ação, surgem a racionalização e a reorganização da assistência social, apresentando-se como aspecto fundante na dimensão individual, reforçada pela instituição de uma perspectiva de reforma moral e de reintegração social. Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado: - Identificar as principais características da pedagogia da ajuda , na atuação do assistente social. - Compreender a relação existente entre a forma de atendimento individualizado e o processo de acumulação do capital. - Conscientizar-se do papel assumido pelos países centrais, principalmente os EUA, na formação do profissional latino-americano. - Entender o caráter moralizante que o Serviço Social assume nesse contexto. - Compreender os aspectos da pedagogia da ajuda que se desenvolve no Brasil. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância. Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: A ajuda pode funcionar de formas distintas, pois oferece auxílio ao homem das classes subalternas, mas também o caracteriza como sujeito necessitado e não completo nas suas potencialidades. Para exercitar a compreensão do tema ora apresentado faça uma leitura cuidadosa do material e responda em dupla ou no máximo num grupo de quatro pessoas, as seguintes questões: 2, 7, 8 e 10. Ponto de partida Para a compreensão deste tema é essencial a compreensão do que é designado como pedagogia da ajuda e como pode ser uma atuação marcada por este foco. Neste processo, de apreensão dos conceitos e compreensão da forma de atuação, podem-se encontrar fatores considerados positivos e outros negativos. Releia o texto no seu Livro- Texto, focando na citação de Verdès-Leroux, da página 94, e procure responder às seguintes questões. 1. Como podemos caracterizar a Pedagogia da ajuda enquanto perfil pedagógico? 2. Quais consequências podem surgir deste modelo (positivas e/ou negativas)? Resposta: Nesta questão os alunos deverão discorrer sobre o que é e quais as conseqüências da pedagogia da ajuda no Serviço Social, considerando os seguintes aspectos: 1. O termo ajuda apresentado neste tema refere-se ao processo de educação que o assistente social deve fazer com a classe operária, segundo este perfil pedagógico, buscando oferecer-lhe razões práticas e regras de bom senso que busquem disciplinar questões especificamente particularizadas e privadas para a conformação aos padrões determinados pelas classes dominantes. 2. A intervenção na vida privada e a desqualificação do homem das classes subalternas podem caracterizar-se como conseqüências negativas e como uma conseqüência positiva podemos entender o apoio oferecido ao trabalhador oferecendo acesso a determinadas fontes de cuidados, antes desconsiderados. Questão 0 2 As discussões realizadas neste tema são referentes ao perfil da pedagogia da ajuda que interfere na construção de uma forma de atuação do assistente social. Neste sentido, é importante compreender algumas características específicas sobre o que é a ajuda em tal contexto e como ela implica a construção de um modelo de ação. Portanto, dentro dos aspectos apresentados nestas páginas do seu Livro-Texto, procure compreender o que é citado pela autora quando diz que na ajuda funções coercitivas são disfarçadas em formas de ações persuasivas sob a aparência humanitária de servir o homem (ABREU, 2010, p. 92). Reveja aspectos relacionados ao tema e responda: o que significa dizer que o perfil de atuação do assistente social passa a ter como base a pedagogia da ajuda ? Resposta: Nesta questão o aluno poderá responder sobre a atuação do assistente social no perfil da pedagogia da ajuda (voltado principalmente para a educação dos funcionários no processo de adaptação dos aspectos necessários para as formas de trabalho e de adequação a este mesmo, incentivando principalmente o bom senso e a realização de práticas que auxiliam e beneficiam a racionalidade da produção) e suas principais características (ao camuflar aspectos de coerção e persuasão na sua prática através da atuação voltada para a ajuda , o Serviço Social adéqua uma possibilidade de expressão uma pedagogia autoritária e atuante nos processos de subjetividade e constituição de conformidade nas maneiras de pensar e agir das classes subalternas, integradas nos processos formais de trabalho). Desta forma, acontece uma atualização e adequação dos processos assistenciais às classes pauperizadas aos interesses da classe dominante. Questão 0 7 (CESGRANRIO/AL/TO, 2006). Estudos recentes sobre a relação empresa/empregado, no quadro das transformações societárias contemporâneas, acentuam que as estratégias patronais visam à/ao: a) Integração passiva dos trabalhadores às nova ordem do capital. Questão 08 Para compreender um dos principais aspectos da atuação do assistente social no perfil pedagógico da ajuda é importante entender o papel deste profissional na questão da seletividade . Discuta, então, com seu grupo, e descreva, num texto de no máximo 5 linhas, o que é a seletividade dentro da atuação do assistente social. Resposta: O aluno deverá compreender a seletividade como um processo de constante atualização na produção e reprodução das relações sociais no âmbito do desenvolvimento do perfil pedagógico da ajuda , principalmente no seu papel de auxílio e reeducação do trabalhador. A seletividade torna-se um instrumento neste perfil de atuação, constituindo-se ainda como uma atribuição desenvolvida historicamente na assistência social, definindo inclusive quem é possibilitado de tornar-se usuário desta forma de assistência. Questão 10 Defina com suas palavras, após discussão no grupo de trabalho, em um texto de no máximo 5 linhas: qual o papel do assistente social na constituição do perfil pedagógico da ajuda ? Resposta: O aluno deverá compreender ao final deste capítulo a importante participação do assistente social na reeducação dos trabalhadores no processo de organização do trabalho e, também, da reelaboração de procedimentos de trabalho como a seletividade/elegibilidade que classificam e reorganizam o atendimento das classes subalternas, em um movimento contraditório de ajuda e desvalorização das formas de trabalho em contraposição e adequação aos interesses das classes dominantes. Importante! Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da tarefa. . Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho. Atividades a distância Este momento está designado as ATI VI DADES que devem ser realizadas pelo estudante em horários diferentes das teleaulas. As atividades 1, 3, 5, 6 e 9 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as orientações do caderno de atividades. Questão 0 1 (ELETRONORTE/UFRJ, 2006). O padrão histórico de institucionalização das políticas sociais no Brasil revela: c) Uma intervenção estatal apoiada numa complexa relação público-privado; Questão 03 (ELETRONORTE/UFRJ, 2006). A chamada acumulação flexível caracteriza-se pela(o): c) Combinação de diferentes modos de organização social da produção ao padrão até então dominante de base fordista. Questão 0 5 (ELETRONORTE/UFRJ, 2006). A crise de superacumulação ocorrida em meados dos anos 70 expressou o esgotamento do padrão de organização da produção denominado: e) Fordista. Questão 06 Levando-se em consideração a forma de funcionamento da Comunidade Solidária disponibilizada em sites oficiais que afirmam que: As ações da Comunidade Solidária são orientadas por um Conselho Consultivo e uma Secretaria Executiva. O Conselho Consultivo da Comunidade Solidária é composto por 21 membros da sociedade civil, 10 ministros de Estado envolvidos com os programas que integram a Comunidade Solidária e pelo titular da Secretaria Executiva. É função do Conselho: - Propor e opinar sobre ações prioritárias na área social; - Identificar novos temas e propor estratégias de ação em parceria com o governo e a sociedade civil; - Incentivar e fortalecer as ações da sociedade civil organizada e a participação dos cidadãos, propondo uma relação moderna e adequada entre o Estado e a Sociedade; - Propor formas de interação com o terceiro setor para aumentar a eficiência e a escala de atuação das organizações da sociedade civil, como universidades, ONGS, fundações, igrejas, conselhos paritários, empresas públicas e privadas, entidades de classe e associações, em torno de temas sociais; - Promover campanhas de conscientização da opinião pública para o combate à pobreza e à exclusão social. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2011. Sobre as afirmações encontradas na página 99 de seu Livro-Texto de que a instituição da Comunidade Solidária é uma contraposição ao que prevê a LOAS, quanto à forma de atuação do assistente social e seu reconhecimento na esfera política, responda: como você compreende esta afirmação? Resposta: Ao aluno deverá ser orientado a leitura dos aspectos iniciais do Programa Comunidade Solidária e dos artigos 12, 13, 14 e 15 do LOAS para que possam compreender o que está sendo solicitado. Em seguida, ele deverá responder sobre os avanços assistenciais proposto nesta citada lei e o retrocesso aos aspectos assistencialistas e clientelistas no programa. As propostas deste referido programa demonstram um caráter de retorno aos itens discutidos neste tema da pedagogia da ajuda que dizem respeito ao papel do Estado e das iniciativas da sociedade civil em busca de uma solução dos chamados problemas sociais. Esta discussão deverá proporcionar uma ampliação do conhecimento e da capacidade crítica do aluno, principalmente ao relacionar dados históricos do desenvolvimento teórico-metodológico do Serviço Social e suas interfaces com a atualidade profissional. Questão 09 (ENADE, 2007). Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de que a apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção na sociedade, pois o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão social do trabalho. Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade: b) A contradição de classes. Atividades avaliativas: Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto. Questão 04 Por que posso afirmar, de acordo com as leituras realizadas neste tema, que o assistente social assume um papel de caráter moral? - Para completar a atividade, você deverá construir um texto com o máximo de uma lauda, apresentando a resposta

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