quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
GABARITO DE ATIVIDADES
Data da aula: 07/11/2011
Curso: Serviço Social Período
Letivo:
2011/2
Semestre: 4º
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
Professor EAD:
Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos
Tema da aula:
3 - O Perfil Pedagógico da Ajuda e o Serviço Social
Conteúdo abordado:
Aborda os conteúdos do capítulo 2 do Livro-Texto, p. 83-105. Nele, você observará
aspectos importantes sobre o perfil pedagógico reconhecido como Pedagogia da Ajuda e
seu relacionamento com a organização do Serviço Social nos âmbitos nacional e
mundial.
Esse perfil pedagógico desenvolve-se como resultado das ações do Serviço Social
vinculado às organizações portadoras de interesses de uma classe dominante e
apresenta uma visão psicologizante, com caráter social e individualizado.
Como bases técnico-científicas desse perfil pedagógico de ação, surgem a racionalização
e a reorganização da assistência social, apresentando-se como aspecto fundante na
dimensão individual, reforçada pela instituição de uma perspectiva de reforma moral e
de reintegração social.
Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:
- Identificar as principais características da pedagogia da ajuda , na atuação do
assistente social.
- Compreender a relação existente entre a forma de atendimento individualizado e o
processo de acumulação do capital.
- Conscientizar-se do papel assumido pelos países centrais, principalmente os EUA, na
formação do profissional latino-americano.
- Entender o caráter moralizante que o Serviço Social assume nesse contexto.
- Compreender os aspectos da pedagogia da ajuda que se desenvolve no Brasil.
Metodologias de ensino:
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e
atividades a distância.
Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:
A ajuda pode funcionar de formas distintas, pois oferece auxílio ao homem das classes
subalternas, mas também o caracteriza como sujeito necessitado e não completo nas
suas potencialidades. Para exercitar a compreensão do tema ora apresentado faça uma
leitura cuidadosa do material e responda em dupla ou no máximo num grupo de quatro
pessoas, as seguintes questões: 2, 7, 8 e 10.
Ponto de partida
Para a compreensão deste tema é essencial a compreensão do que é designado como
pedagogia da ajuda e como pode ser uma atuação marcada por este foco. Neste
processo, de apreensão dos conceitos e compreensão da forma de atuação, podem-se
encontrar fatores considerados positivos e outros negativos. Releia o texto no seu Livro-
Texto, focando na citação de Verdès-Leroux, da página 94, e procure responder às
seguintes questões.
1. Como podemos caracterizar a Pedagogia da ajuda enquanto perfil pedagógico?
2. Quais consequências podem surgir deste modelo (positivas e/ou negativas)?
Resposta: Nesta questão os alunos deverão discorrer sobre o que é e quais as
conseqüências da pedagogia da ajuda no Serviço Social, considerando os seguintes
aspectos:
1. O termo ajuda apresentado neste tema refere-se ao processo de educação que o
assistente social deve fazer com a classe operária, segundo este perfil
pedagógico, buscando oferecer-lhe razões práticas e regras de bom senso que
busquem disciplinar questões especificamente particularizadas e privadas para a
conformação aos padrões determinados pelas classes dominantes.
2. A intervenção na vida privada e a desqualificação do homem das classes
subalternas podem caracterizar-se como conseqüências negativas e como uma
conseqüência positiva podemos entender o apoio oferecido ao trabalhador
oferecendo acesso a determinadas fontes de cuidados, antes desconsiderados.
Questão 0 2
As discussões realizadas neste tema são referentes ao perfil da pedagogia da ajuda
que interfere na construção de uma forma de atuação do assistente social. Neste
sentido, é importante compreender algumas características específicas sobre o que é a
ajuda em tal contexto e como ela implica a construção de um modelo de ação. Portanto,
dentro dos aspectos apresentados nestas páginas do seu Livro-Texto, procure
compreender o que é citado pela autora quando diz que na ajuda funções coercitivas
são disfarçadas em formas de ações persuasivas sob a aparência humanitária de servir
o homem (ABREU, 2010, p. 92). Reveja aspectos relacionados ao tema e responda: o
que significa dizer que o perfil de atuação do assistente social passa a ter como base a
pedagogia da ajuda ?
Resposta: Nesta questão o aluno poderá responder sobre a atuação do assistente
social no perfil da pedagogia da ajuda (voltado principalmente para a educação dos
funcionários no processo de adaptação dos aspectos necessários para as formas de
trabalho e de adequação a este mesmo, incentivando principalmente o bom senso e a
realização de práticas que auxiliam e beneficiam a racionalidade da produção) e suas
principais características (ao camuflar aspectos de coerção e persuasão na sua prática
através da atuação voltada para a ajuda , o Serviço Social adéqua uma possibilidade
de expressão uma pedagogia autoritária e atuante nos processos de subjetividade e
constituição de conformidade nas maneiras de pensar e agir das classes subalternas,
integradas nos processos formais de trabalho). Desta forma, acontece uma atualização
e adequação dos processos assistenciais às classes pauperizadas aos interesses da
classe dominante.
Questão 0 7
(CESGRANRIO/AL/TO, 2006). Estudos recentes sobre a relação empresa/empregado, no
quadro das transformações societárias contemporâneas, acentuam que as estratégias
patronais visam à/ao:
a) Integração passiva dos trabalhadores às nova ordem do capital.
Questão 08
Para compreender um dos principais aspectos da atuação do assistente social no perfil
pedagógico da ajuda é importante entender o papel deste profissional na questão da
seletividade . Discuta, então, com seu grupo, e descreva, num texto de no máximo 5
linhas, o que é a seletividade dentro da atuação do assistente social.
Resposta: O aluno deverá compreender a seletividade como um processo de
constante atualização na produção e reprodução das relações sociais no âmbito do
desenvolvimento do perfil pedagógico da ajuda , principalmente no seu papel de auxílio
e reeducação do trabalhador. A seletividade torna-se um instrumento neste perfil de
atuação, constituindo-se ainda como uma atribuição desenvolvida historicamente na
assistência social, definindo inclusive quem é possibilitado de tornar-se usuário desta
forma de assistência.
Questão 10
Defina com suas palavras, após discussão no grupo de trabalho, em um texto de no
máximo 5 linhas: qual o papel do assistente social na constituição do perfil pedagógico
da ajuda ?
Resposta: O aluno deverá compreender ao final deste capítulo a importante
participação do assistente social na reeducação dos trabalhadores no processo de
organização do trabalho e, também, da reelaboração de procedimentos de trabalho
como a seletividade/elegibilidade que classificam e reorganizam o atendimento das
classes subalternas, em um movimento contraditório de ajuda e desvalorização das
formas de trabalho em contraposição e adequação aos interesses das classes
dominantes.
Importante!
Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da
tarefa.
. Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as
possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho.
Atividades a distância
Este momento está designado as ATI VI DADES que devem ser realizadas
pelo estudante em horários diferentes das teleaulas.
As atividades 1, 3, 5, 6 e 9 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as
orientações do caderno de atividades.
Questão 0 1
(ELETRONORTE/UFRJ, 2006). O padrão histórico de institucionalização das políticas
sociais no
Brasil revela:
c) Uma intervenção estatal apoiada numa complexa relação público-privado;
Questão 03
(ELETRONORTE/UFRJ, 2006). A chamada acumulação flexível caracteriza-se pela(o):
c) Combinação de diferentes modos de organização social da produção ao
padrão até então dominante de base fordista.
Questão 0 5
(ELETRONORTE/UFRJ, 2006). A crise de superacumulação ocorrida em meados dos anos
70 expressou o esgotamento do padrão de organização da produção denominado:
e) Fordista.
Questão 06
Levando-se em consideração a forma de funcionamento da Comunidade Solidária
disponibilizada em sites oficiais que afirmam que:
As ações da Comunidade Solidária são orientadas por um Conselho Consultivo e uma
Secretaria Executiva.
O Conselho Consultivo da Comunidade Solidária é composto por 21 membros da
sociedade civil, 10 ministros de Estado envolvidos com os programas que integram a
Comunidade Solidária e pelo titular da Secretaria Executiva. É função do Conselho:
- Propor e opinar sobre ações prioritárias na área social;
- Identificar novos temas e propor estratégias de ação em parceria com o governo e a
sociedade civil;
- Incentivar e fortalecer as ações da sociedade civil organizada e a participação dos
cidadãos, propondo uma relação moderna e adequada entre o Estado e a Sociedade;
- Propor formas de interação com o terceiro setor para aumentar a eficiência e a escala
de atuação das organizações da sociedade civil, como universidades, ONGS, fundações,
igrejas, conselhos paritários, empresas públicas e privadas, entidades de classe e
associações, em torno de temas sociais;
- Promover campanhas de conscientização da opinião pública para o combate à pobreza
e à exclusão social.
Disponível em: .
Acesso em: 25 mar. 2011.
Sobre as afirmações encontradas na página 99 de seu Livro-Texto de que a instituição
da Comunidade Solidária é uma contraposição ao que prevê a LOAS, quanto à forma de
atuação do assistente social e seu reconhecimento na esfera política, responda: como
você compreende esta afirmação?
Resposta: Ao aluno deverá ser orientado a leitura dos aspectos iniciais do Programa
Comunidade Solidária e dos artigos 12, 13, 14 e 15 do LOAS para que possam
compreender o que está sendo solicitado. Em seguida, ele deverá responder sobre os
avanços assistenciais proposto nesta citada lei e o retrocesso aos aspectos
assistencialistas e clientelistas no programa. As propostas deste referido programa
demonstram um caráter de retorno aos itens discutidos neste tema da pedagogia da
ajuda que dizem respeito ao papel do Estado e das iniciativas da sociedade civil em
busca de uma solução dos chamados problemas sociais. Esta discussão deverá
proporcionar uma ampliação do conhecimento e da capacidade crítica do aluno,
principalmente ao relacionar dados históricos do desenvolvimento teórico-metodológico
do Serviço Social e suas interfaces com a atualidade profissional.
Questão 09
(ENADE, 2007). Corrente importante de estudiosos da profissão considera que a análise
do papel do Serviço Social na reprodução das relações sociais deve partir do suposto de
que a apreensão do significado histórico da profissão só é possível com a sua inserção
na sociedade, pois o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da
divisão social do trabalho. Esta concepção identifica, como princípio que rege a
estruturação das relações sociais na sociedade:
b) A contradição de classes.
Atividades avaliativas:
Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto.
Questão 04
Por que posso afirmar, de acordo com as leituras realizadas neste tema, que o
assistente social assume um papel de caráter moral?
- Para completar a atividade, você deverá construir um texto com o máximo de uma
lauda, apresentando a resposta
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