quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância GABARITO DE ATIVIDADES Data da aula: 21/11/2011 Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/2 Semestre: 4º Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos Tema da aula: 4 - A Pedagogia da “Participação” e a Prática do Assistente Social Conteúdo abordado: Aborda os conteúdos do capítulo 2 do Livro-Texto, pp. 105-127. Nele, você observará que a discussão sobre o papel pedagógico do assistente social continua dentro de outro modelo pedagógico possível. A proposta central desse modelo de atuação está fundamentada no Desenvolvimento da Comunidade (DC), influenciado pela ideologia desenvolvimentista modernizadora. Com o papel do Capitalismo monopolista e o caráter hegemônico dos Estados Unidos à sua frente, o modelo é difundido na América Latina, abarcando o empenho dos diferentes governos e lideranças nacionais. Esse modelo pressupõe que, para alcançar a finalidade, o ponto de partida deve ser a participação conjunta de todos os setores da sociedade que se mostram interessados no objetivo do desenvolvimentismo modernizador. Assim, a população deve participar de seu processo de desenvolvimento com postura de colaboração com as camadas de empregadores. Acontece um redimensionamento do papel do assistente social, uma revisão de sua prática, principalmente para reordenar suas ações de organização da sociedade e de seus novos interesses. Acentuam-se os processos de subalternização levando-se em conta a necessidade de que as massas trabalhadoras entrem em conjunção com as pessoas responsáveis pelo controle do capital. Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado: - Compreender o contexto no qual se dá o desenvolvimento da pedagogia da “participação” no Serviço Social. - Entender o que é a proposta de Desenvolvimento da Comunidade e qual sua relação com o perfil pedagógico da “participação”. - Identificar as motivações que vincularam os movimentos revolucionários no Brasil, à perspectiva da modernização conservadora. - Compreender a função pedagógica dos assistentes sociais no contexto da pedagogia da participação”. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância. Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: A pedagogia da “participação” como um perfil de atuação do Serviço Social é discutida neste momento para que você possa compreender e avaliar melhor a construção histórica, teórica e metodológica da sua ação, bem como ser propiciador de novas formas de trabalho assistencial no âmbito de sua formação. Para exercitar a compreensão do tema ora apresentado faça uma leitura cuidadosa do material e responda em dupla ou no máximo num grupo de três pessoas, as seguintes questões: 1, 3, 4, 5 e 8. Ponto de partida Discuta alguns conceitos e opiniões com seu grupo e apresente suas conclusões sobre os itens a seguir. Lembre-se de que as discussões devem ser pautadas na proposta apresentada neste tema e na compreensão sobre o mesmo; portanto, não são apenas baseadas em “achismos” sem fundamentação teórica. 1. Desenvolvimento de Comunidade. 2. Perfil pedagógico da “participação”. Resposta: O aluno deverá discorrer sobre as questões relacionados aos dois conceitos encontrados nas leituras aqui apresentadas e estas respostas deverão girar em torno de: 1. A proposta de DC (Desenvolvimento de Comunidade) é caracterizada pela união dos esforços do povo e do governo em direção da promoção de desenvolvimento econômico, social e cultural das comunidades, proporcionando a elas uma participação ativa na vida nacional. 2. A função educativa do assistente social vincula-se ao fato de uma organização da sociedade em busca de um desenvolvimento social, promovendo principalmente às classes subalternas e pauperizadas um entendimento de que elas fazem parte deste desenvolvimento e que, auxiliando o mesmo, poderão também se beneficiar deste. Questão 01 (ELETRONORTE/UFRJ, 2006). O padrão histórico de institucionalização das políticas sociais no Brasil revela: c) Uma intervenção estatal apoiada numa complexa relação público-privado; Questão 04 A partir de suas leituras e de seu envolvimento com o assunto, discorra, em um texto de no máximo 8 linhas, como acontece o processo de superação da individualização psicossocial da pedagogia da “ajuda” e qual o papel do assistente social nesse processo. Resposta: O aluno deverá escrever sobre o fato de que assume-se a categoria comunidade como forma de englobar um maior número de pessoas, também levando em consideração os laços mais conservadores, presentes no contexto familiar. O assistente social tem papel fundamental no trabalho com as classes pauperizadas, no convencimento da participação para que seja possível um desenvolvimento da comunidade e para que se compreenda e se busque o bem-estar coletivo, inclusive através do desenvolvimento do Estado. Questão 05 (IPAD/SEC-PE, 2006). As bases epistemológicas que orientam a sistematização da intervenção profissional no Movimento de Reconceituação do Serviço Social afirmam: b) A dimensão político-ideológica da prática profissional. Questão 06 Considere a seguinte afirmação: No Brasil, a existência de movimentos sociais, quer para a conservação quer para a transformação, torna-se mais evidente a partir do período nacional desenvolvimentista (1945-1964), o qual coincide com governos de características populistas. Tais governos começam a lançar iniciativas com o intuito de absorver para seus projetos alguns desses movimentos. Esse período trouxe uma grande quantidade de estudos sobre raça, cultura, gênero etc. Na luta por hegemonia, os movimentos sociais populares se consubstanciam em expressão de luta no espaço nacional, contribuindo para uma maior socialização da participação política dos indivíduos. OLIVEIRA, Elizabeth Serra. Movimentos sociais e educação popular no Brasil urbano-industrial. Disponívelem: . Acesso em: 29 mar. 2011. Faça uma relação com o desenvolvimento da pedagogia da “participação”, como perfil de atuação do assistente social nesse contexto desenvolvimentista Resposta: O aluno deve perceber que tanto o texto apresentado, quanto o PLT e o texto de estudo neste caderno, demonstram uma ligação intrínseca entre os movimentos sociais no período desenvolvimentista nacional e o perfil pedagógico da “participação”. Isto se dá, principalmente, no momento em que o Serviço Social assume sua função educativa no intuito de organizar a sociedade para que aja o desenvolvimento social, como forma de afirmação do desenvolvimento da população. Este conjunto de propostas fazem parte dos governos desenvolvimentistas que se encontravam nesta época, tanto no Brasil como em outros países latino-americanos, sendo que o desenvolvimento de tais idéias contribuíam para o reforçamento do poder do Estado, por isso é que este último apoiou-se muitas vezes em movimentos sociais (principalmente aqueles ligados à educação e cultura) como forma de legitimar suas intenções. Questão 08 Quais as características pedagógicas que perpassavam o que se consolidou como pedagogia da “participação”? Como o assistente social se engendrou neste âmbito? Resposta: O aluno deverá encontrar em suas leituras que “as funções pedagógicas desempenhadas pelo assistente social no âmbito da mobilização e participação populares nutrem-se da pedagogia autoritária dominante difundida pelo projeto de modernização conservadora. Esta pedagogia engendra-se face à necessidade do modo de vida à expansão da racionalidade fordista/taylorista no país viabilizada pelo referido projeto.” (ABREU, 2010, pp. 119-120). Além de refletir sobre estes aspectos (não será necessário copiar o texto), ele deverá também considerar que o assistente social se insere neste contexto, principalmente junto ao Estado fazendo uso de suas funções pedagógicas. Importante! • Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da tarefa. •. Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho. Atividades a distância Este momento está designado as ATIVIDADES que devem ser realizadas pelo estudante em horários diferentes das teleaulas. As atividades 2, 3, 7 e 9 serão desenvolvidas individualmente, seguindo as orientações do caderno de atividades. Questão 02 Em Abreu, encontra-se uma afirmação de que existe um “ponto de vulnerabilidade nas formações latino-americanas, em relação à ameaça de expansão do comunismo no referido Continente, em que a fome e o analfabetismo eram tidos como os principais flancos” (2010, p. 108). Por que a autora afirma que os países latino-americanos tornam-se vulneráveis ao comunismo por suas condições? Qual a relação que ela estabelece? Resposta: A resposta a esta pergunta deve versar sobre a promessa comunista de “igualdade de condições”, entendendo que os povos latino-americanos que se encontravam em desigualdade poderiam enxergar nesta forma de governo, uma saída para sua condição, bem como uma possibilidade de encontrar maiores facilidades de viver em igualdade, principalmente na visão das classes subalternas em relação à classe dominante. Questão 03 (IPAD/SEC-PE, 2006). A perspectiva modernizadora do Serviço Social, nas décadas de 1960/1970 é expressa por: a) Estratégias e táticas de ação no trato da questão social como suporte a políticas de desenvolvimento. Questão 07 (IPAD/SEC-PE, 2006). No contexto de modernização gerencial, no trabalho em empresas, o Serviço Social é requisitado para: d) Contribuir com a gerência no estabelecimento do consenso, do envolvimento e parceria entre capital e trabalho. Questão 09 (ENADE, 2010). A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado: a) Assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.

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