quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância GABARITO DE ATIVIDADES Data da aula: 23/11/2011 Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/1 Semestre: Quarto semestre Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos III Professor EAD: Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Ma Laura Marcia Rosa Santos Tema da aula: 5 - Um Projeto de Pedagogia Emancipatória e o Serviço Social Conteúdo abordado: O movimento de construção de uma pedagogia emancipatória surge nos países latino americanos durante a deflagração do Movimento de Reconceituação, diante da crise que se impõe sobre a profissão. Na conjunção dos movimentos de lutas sociais (marcados por revoluções populares) com as políticas de modernização conservadoras, compreende-se o contexto da constituição das pedagogias emancipadoras. Abreu (2010, p. 133) relata que as “CEBs revelam-se espaços importantes de politização das relações sociais e de intervenção dessas classes no movimento histórico na perspectiva de sua emancipação”. Da contribuição das CEBs, na sua vinculação com a Teologia da Libertação, surgem como aparatos importantes a politização e organização das classes subalternas e seu movimento de emancipação. Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado: •Compreender o contexto no qual se desenvolve a perspectiva emancipatória das classes subalternas. •Identificar o papel das CEBs e da Teologia da Libertação na constituição desta perspectiva. •Conhecer os instrumentos da perspectiva emancipatória na organização de uma nova cultura. •Reconhecer os aspectos contrapostos no esboço deste perfil pedagógico de ação. •Destacar as estratégias dos profissionais e sua inserção nas classes subalternas, no momento de refuncionalização e politização. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância. Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: A partir de agora você fará as atividades de desenvolvimento de aprendizagem que irão auxiliar a construção de seu conhecimento e a produção de novos parâmetros de avaliação dos conceitos profissionais. Resolva as questões objetivas em grupo de no máximo três pessoas. Posteriormente socializem as respostas e seu Tutor Presencial estará comentando a respeito das respostas. Ponto de Partida: Considere a seguinte afirmação retirada de seu Livro-Texto: Trabalhar com as diversas camadas expropriadas, na educação escolar e extraescolar; debater com ela seus problemas, os problemas nacionais, à luz de seus interesses imediatos/ históricos, do seu saber e dos conhecimento científicos disponíveis, buscando, por intermédios de suas diversas organizações, meios e recursos para resolvê-los, na perspectiva da hegemonia popular; nesses processos, novos conhecimentos capazes de superar a dicotomia saber popular X conhecimentos científicos serão produzidos e sistematizados para constituírem instrumentos da humanização do homem (SOUZA, 1987, apud ABREU, 2010, p.141). A partir desta citação e do contexto tratado aqui, relacionado ao trabalho educacional de Paulo Freire e à Pedagogia da Revolução, discuta o tema em grupo e elabora um texto de, no máximo, 15 linhas falando sobre as descobertas do grupo sobre o momento apresentado e as possíveis relações entre os pontos apresentados. Resposta: O aluno deverá estabelecer relações entre a “pedagogia da revolução” (que demonstra um proposta pedagógica capaz de orientar e fortalecer a emancipação de classes subalternas através de conquistas educacionais e sociais, sendo que na maioria das vezes estas últimas são orientadas pelas primeiras), a “proposta educacional de Paulo Freire” especialmente encontrada na Pedagogia da Autonomia (que coloca a educação e mais especificamente a alfabetização – principalmente de adultos – como um processo que deverá partir de situações da vida cotidiana e que deve promover não a conformação, mas a emancipação do pensamento e do conhecimento) e do tema dos movimentos emancipatório das classes subalternas (cujo eixo é baseado nestas duas referências anteriores e que deverá se constituir em um trabalho social de elaboração do fortalecimento e esclarecimento social em busca da sua emancipação). Questão 2: Como se desenvolveram os movimentos de classes de base durante o período ditatorial brasileiro? Resposta: O aluno encontrará a resposta no PLT (p. 144) onde fala do estabelecimento do poder de caráter autoritário e subalternizante, buscando neutralizar os movimentos de classe neste período, inclusive através da repressão, exílio e tortura dos seus líderes. Ele pode ainda citar nomes como Paulo Freire e outros que foram perseguidos e exilados pela sua ligação com os aspectos pedagógicos e culturais no país. Questão 4: Entendendo que os movimentos sociais ligados ao processo de emancipação das classes subalternas tiveram seu início nas décadas de 1950 e 1960, apoiados principalmente pelos assistentes sociais, como se deu a organização e a ação do Serviço Social brasileiro no período da ditadura militar? Resposta: Nesta questão o aluno deverá compreender que os movimentos iniciaram antes do período ditatorial com o apoio do Serviço Social, mas houve uma alteração de postura neste período determinado. Com a implantação do novo padrão de desenvolvimento, ligado principalmente à segurança nacional, há uma alternância dos aspectos de atuação dos assistentes sociais, visto que diante da intensificação do mercado de trabalho ligado ao aumento das políticas sociais promovidas pelo Estado, há uma “neutralização” da atuação destes assistentes junto aos movimentos das classes subalternas, pois segundo a Abreu o governo “impõem a burocratização e tecnificação das funções e competências profissionais.” (2010, p.144). Questão 6: A Constituição Federal de 1988 garante a seguridade social que se transforma em uma bandeira de lutas das classes subalternas. A partir da leitura dos artigos 194 e 195 da referida lei, como tais classes podem entender-se como detentoras de possibilidade emancipatória? Resposta: Os artigos propostos para leitura tratam da organização da seguridade social e determinação de seu financiamento, por isso é importante que a sociedade como um todo possa ter a consciência da sua participação neste processo entendendo a possibilidade de compreensão e reconhecimento do poder de definição de tais questões para que isto incida sobre a possibilidade de questionamento e fiscalização dos aspectos descritos na lei. Diante de tais realidade é possível um trabalho que determina o caráter de organização da sociedade buscando sua emancipação social. Questão 8: Segundo Marina Maciel Abreu, surgem duas tendências na constituição do redimensionamento das funções pedagógicas e intelectuais do Serviço Social diante do movimento de emancipação das classes subalternas. Quais são essas tendências? Atividades a distância Em seu momento de auto estudo, resolva as questões objetivas para aferirem seu conhecimento, não se esqueça de resolver individualmente. Posteriormente seu Tutor Presencial, socializará as respostas, a fim de discutir o porquê de cada resposta certa. Questão 1: (Prefeitura de Curitiba/PR, 2003). Considere as afirmativas a seguir. I. O Serviço Social, enquanto prática profissional, sempre realizou uma ação educativa junto às classes populares, na medida em que sua intervenção interfere nas concepções, comportamentos e representações da população acerca de si própria, do Estado e da Sociedade. II. Articulada à ação de prestação de serviço, o assistente social realiza a educação política dos usuários da assistência social. III. As atividades educativas são projetadas com fins disciplinares e não com fins de desenvolvimento social da população. IV. O assistente social, em sua prática, promove mecanismos de ação que levam à educação social dos grupos atendidos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I e IV. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Questão 3: (VUNESP/SP, 2005). O trabalho do Serviço Social desenvolvido junto às classes subalternas tem, necessariamente, uma dimensão: a) Econômico-social. b) Redistributiva de renda e de poder. c) Social e de elite. d) Artística. e) Educativa e política. Questão 5: (ENADE, 2007). “O Assistente Social é [...] um intelectual que contribui, junto com inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos na sociedade. Falar de consenso diz respeito não apenas à adesão ao instituído: é consenso em torno de interesses de classes fundamentais, sejam dominantes ou subalternas, contribuindo no reforço da hegemonia vigente ou criação de uma contra-hegemonia no cenário da vida social.” IAMAMOTO, M.V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.60. A partir da leitura do texto acima, pode-se afirmar que: a) Há consenso de que todos os assistentes sociais defendem os interesses das classes subalternas. b) Há consenso de que todos os assistentes sociais defendem os interesses das classes dominantes. c) A criação de consensos depende da adesão ao instituído por parte dos assistentes sociais. d) O assistente social pode contribuir para a formação de consenso contra-hegemônico. e) Os assistentes sociais são intelectuais que excluem o consenso das suas atividades. Questão 7: (SECULT/PA, 2006). Quanto à pedagogia libertária (do trabalho de Paulo Freire) é correto afirmar: I. O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo. II. Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela “instrução programada”, o “tele e microensino” e o “sistema modular de ensino”. III. A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão. IV. A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade. São corretas as afirmativas: a) 1, 2, 3 e 4. b) 2 e 4, somente. c) 1 e 3, somente. d) 2 e 3, somente. e) Todas alternativas estão corretas. Questão 9: (SECULT/PA, 2006). O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na: Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito (FREIRE; NOGUEIRA, 1989, p. 19). Sobre Educação Popular, é correto afirmar: I. A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo-nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte. II. Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade. III. Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em consequência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus. IV. De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subalternas, pobres, marginalizados, oprimidos e excluídos, teve em Paulo Freire um dos seus grandes expoentes teóricos. O correto está em: a) 1, 2 e 4, somente. b) 1 e 2, somente. c) 3 e 4, somente. d) 1, 2, 3 e 4. e) Nenhuma das afirmações. Atividades avaliativas: Questão 10: Discuta e avalie, partindo dos conhecimentos teóricos, quais os avanços apresentados que surgiram a partir da década de 1980 no âmbito do Serviço Social e sua atuação. Importante! Essa questão de número 10 será sua Atividade Avaliativa deste tema. Você deverá postar no ambiente de aprendizagem moodle, conforme data de seu cronograma. OK!

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